Principal pano de boca do Teatro Amazonas será restaurado

Pano de boca do Teatro Amazonas (AM)No Teatro Amazonas, não é necessário o abrir das cortinas para se presenciar uma obra de arte. A própria cortina, como é popularmente conhecida o Pano de Boca do Teatro, já é um espetáculo à parte. Atribuída ao pernambucano Crispim do Amaral, a pintura em óleo de mais de 100 anos que homenageia o encontro das águas dos rios Negro e Solimões ganhará intervenções para restauração. 

O convênio com recursos de aproximadamente R$1,5 milhão do Ministério da Cultura (MinC) e cerca de R$376 da Secretaria de Cultura do Amazonas, será assinado no próximo dia 29 de dezembro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em Manaus (Iphan-AM) e Secretaria de Cultura do Governo do Estado do Amazonas. O restauro é uma medida urgente de intervenção para garantir a integridade da estrutura e superfície que vêm sofrendo deterioração do tempo. 

A técnica do Iphan do Rio de Janeiro, Cláudia Regina Nunes, especialista em restauro na área têxtil, esteve em Amazonas ao longo de 2018 para debater soluções de restauro com os técnicos da Secretaria de Cultura Amazonense. O Instituto em Manaus acompanhará a restauração a ser realizada já que a peça é um bem integrado ao Teatro tombado como patrimônio histórico pelo Iphan em 1966, e incluído na lista indicativa da Unesco a Patrimônio Mundial.     

O pano de boca merece destaque pela sua grandiosidade e técnica de produção. Há registros de que o pano possua a mesma idade do Teatro Amazonas, e que tenha sido submetido a intervenções do tipo enxertos, emendas, faixas de reforço, nivelamentos e reintegrações cromáticas. Todo o processo de restauro do pano de boca com dimensões de 13mx80cm por 13mx40cm está previsto para acontecer em dois anos. 

Teatro Amazonas
Inaugurado em 1896, é a expressão mais significativa da riqueza da região durante o Ciclo da Borracha. A cidade era uma das mais Pano de boca do Teatro Amazonas (AM)prósperas do mundo, embalada pela riqueza advinda do látex da seringueira, produto altamente valorizado pelas indústrias europeias e americanas. Por isto, necessitava de um lugar onde pudessem se apresentar as companhias de espetáculos estrangeiras e a construção do teatro, assim, era uma exigência da época. 

O projeto arquitetônico escolhido foi o de autoria do Gabinete Português de Engenharia e Arquitetura de Lisboa e hoje é o principal patrimônio cultural arquitetônico do Amazonas.

Lançamento de Livro
Na ocasião também será lançado o livro Manaus: história e arquitetura (1669-1915), de autoria de Otoni Moreira de Mesquita. 

Serviço
Assinatura Convênio restauração pano de boca do Teatro Amazonas

Dia: 29 de dezembro de 2018
Horário: 9h
Local:  Teatro Amazonas

Assessoria de Comunicação Iphan
comunicacao@iphan.gov.br
Mécia Menescal – mecia.menescal@iphan.gov.br
(61) 2024-5512 - 2024-5511
(61) 99381-7543 / 98469-5514
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin