Igrejas de Mariana e Ouro Preto, em Minas Gerais, passarão por obras de restauração

Dando continuidade aos trabalhos de preservação e conservação do Patrimônio Cultural de Minas Gerais, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), deu início, nesta terça-feira, 29 de janeiro, às obras de restauração de duas importantes igrejas do Estado: A Catedral da Sé de Nossa Senhora da Assunção, em Mariana, e a Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Antônio Dias, em Ouro Preto. As obras fazem parte do PAC Cidades Históricas.

Nos últimos anos, só por meio do Programa, o Iphan investiu quase R$49 milhões em obras de restauração e requalificação em bens culturais de Minas Gerais. Além das ações que serão iniciadas, pelo mesmo programa, outras sete obras estão em execução, nas cidades de Belo Horizonte, Congonhas, Diamantina, São João del Rei e Sabará.

Catedral da Sé de Nossa Senhora da Assunção  Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Antônio Dias.
 

Patrimônio religioso em restauro

Na cidade de Ouro Preto (MG), antiga capital do Estado, será iniciada a obra de restauração dos elementos artísticos e integrados da Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Antônio Dias. A igreja foi construída pelos mestres Manuel Francisco Lisboa e Aleijadinho e é um dos símbolos do barroco mineiro. A restauração arquitetônica do templo foi concluída em agosto de 2017, e todo o conjunto de intervenções conta com previsão de investimentos de quase R$8 milhões, advindos do PAC Cidades Históricas, por meio do Iphan.

Já na cidade de Mariana (MG), a Catedral da Sé de Nossa Senhora da Assunção passará por obras. Seu restauro arquitetônico e civil foi concluído no final de 2017, estão em execução serviços complementares e será iniciada a etapa referente aos elementos artísticos e integrados. A Catedral da Sé teve sua origem na primitiva capelinha da Conceição, fundada em 1703, pelo capitão Antônio Pereira Machado. Dez anos mais tarde, no mesmo local da capela, iniciaram-se as obras de construção da Matriz, em madeira e taipa, pelo mestre Jacinto Barbosa Lopes.

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin