Procissão do Senhor dos Passos (SC) recebe certificado de Patrimônio Cultural do Brasil

Um grande encontro que acontecerá no dia 05 de abril em Florianópolis marcará a história de do Estado de Santa Catarina. Neste dia será entregue o certificado de Registro como Patrimônio Cultural do Brasil da Procissão do Senhor dos Passos, celebração que acontece há mais de 250 anos na cidade e reúne, anualmente, cerca de 60 mil fieis. O reconhecimento foi obtido em 2018 após deliberação do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural que considerou a manifestação como “uma das mais expressivas entre as diversas que ocorrem em todo o país e confirma a riqueza de diversidade cultural brasileira, que se manifesta nas mais variadas formas e tradições regionais”. 

O certificado será entregue à comunidade pela presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Kátia Bogéa, , durante a maior e mais antiga festividade religiosa de Florianópolis. “Na Procissão estão presentes aspectos muito particulares que remetem à construção da identidade dos detentores – expressos no imaginário, símbolos, vivências e memórias. Esse ritual reflete as dinâmicas sociais e significados culturais ao longo do tempo reforçando esses aspectos dentro da comunidade e das famílias e”, afirma Kátia Bogéa. 

De acordo com a pesquisa realizada para a elaboração do Dossiê, entre os elementos que levaram ao Registro da manifestação cultural, estão  o longo período de sua realização; a tradição; o caráter popular; a abrangência e singularidade.

Procissão do Senhor dos Passos
A Procissão do Senhor dos Passos é o ápice de um ciclo ritual que reproduz os momentos finais da vida de Jesus: recorda a perseguição, a condenação e a flagelação sofrida por Jesus, além do encontro entre mãe e filho a caminho do Calvário. É antecedida por uma sequência de eventos e procissões que acontecem ao longo da terceira semana da Quaresma, da Igreja Católica. 

Neste ritual, destacam-se momentos marcantes, desde a manhã de quinta-feira, com a Lavação da imagem do Senhor Jesus dos Passos, seguida pela Missa dos Enfermos. No sábado ocorre a Transladação das Imagens do Senhor Jesus dos Passos e de Nossa Senhora das Dores, da Capela do Menino Deus até a Catedral. No domingo, por fim, o ciclo culmina com a Procissão do Encontro, que segue trajeto da Catedral para a Capela.

Plano de Salvaguarda
O registro de Patrimônio Cultural Imaterial tem como propósito apoiar sua continuidade de modo sustentável, atuar para melhoria das condições sociais e materiais de transmissão e reprodução que possibilitam sua existência. O conhecimento gerado durante o processo de registro aponta as formas de salvaguarda da cultura inventariada. 

Entre as recomendações de salvaguarda da Procissão Nosso Senhor dos Passos, está a criação de um portal eletrônico, para funcionar como centro de referência da celebração, disponibilizando informações referentes à Procissão e à Irmandade.

Muitas outras iniciativas devem tomar forma em decorrência do registro de Patrimônio Cultural. Ações de difusão e valorização, como projetos educativos, publicações, exposições, palestras, estímulo à pesquisa acadêmica, cursos, oficinas, visitas guiadas à Capela do Menino Deus e ao Museu Sacro. 

Serviço: 
Entrega do Certificado de Registro da Procissão do Senhor dos Passos
Data:
05 de abril de 2019
Horário: 17h30
Local: Capela do Menino Deus.
          Endereço: Rua Menino Deus, Centro, Florianópolis, Santa Catarina.

Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan

comunicacao@iphan.gov.br
Fernanda Pereira – fernanda.pereira@iphan.gov.br
Mécia Menescal – mecia.menescal@iphan.gov.br
(61) 2024-5511- 2024-5513 - 2024-5531
(61) 99381-7543
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr

Procissão do Senhor dos Passos

  • SC_Florianopolis_Procissão_dos_Passos06
    Procissão do Senhor dos Passos, de Florianópolis (SC)
  • SC_Florianopolis_Procissão_dos_Passos04
    A Procissão do Senhor dos Passos, de Florianópolis (SC), é a maior e mais antiga festividade religiosa da cidade, realiza há mais de 250 anos
  • SC_Florianopolis_Procissão_dos_Passos07
    Procissão do Senhor dos Passos, de Florianópolis (SC)
  • SC_Florianopolis_Procissão_dos_Passos05
    A procissão tem duração de uma semana, sendo realizada sempre 15 dias antes da Páscoa
  • SC_Florianopolis_Procissão_dos_Passos03
    Procissão do Senhor dos Passos, de Florianópolis (SC)
  • SC_Florianopolis_Procissão_dos_Passos02
    Procissão do Senhor dos Passos, de Florianópolis (SC)
  • SC_Florianopolis_Procissão_dos_Passos
    Procissão do Senhor dos Passos
Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin