Aluno de Moçambique defende dissertação no Mestrado do Iphan

O aluno do Mestrado Profissional do Iphan, Cláudio Diamantino Zunguene, defendeu a dissertação intitulada Conflitos e tensões na fiscalização do patrimônio edificado pelo IPHAN em Ouro Preto e GACIM na Ilha de Moçambique: uma análise comparativa, na última quinta-feira, dia 11 de abril. Esse é o primeiro aluno estrangeiro do programa de Mestrado da instituição, que tem inscrições abertas ao público geral anualmente.

Cláudio Zunguene é historiador e ingressou no Mestrado do Iphan na Turma 2016. Ele desenvolveu as práticas profissionais no Escritório Técnico do Iphan em Ouro Preto, além de ter frequentado os módulos de aulas e demais atividades de natureza teórica-metodológica do curso na sede do Mestrado Profissional do IPHAN, localizada no Rio de Janeiro. Sua pesquisa é resultado desta prática, que possibilitou um estudo comparado com a realidade de Moçambique.

A banca examinadora foi composta por docentes do Mestrado Profissional do Iphan – Maria Tarcila Ferreira Guedes (orientadora), Joseane Paiva Macedo Brandão (coorientadora) e Lia Motta –, e pelas professoras Izabela Maria Tamaso, da Universidade Federal de Goiás (UFG), e Cristiane Souza Gonçalves, do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac/RJ). A sessão pública ocorreu através de videoconferência para o debate sobre o tema da pesquisa, já que os participantes estavam em três locais diferentes – Rio de Janeiro (RJ), Goiânia (GO) e Cidade da Ilha de Moçambique. Após as discussões, a banca examinadora deliberou pela aprovação do aluno, conferindo a Cláudio Zunguene o título de Mestre em Preservação do Patrimônio Cultural.

A versão final do trabalho deverá ser depositada na Coordenação do Mestrado do Iphan no prazo de 90 dias e, então, será disponibilizada no portal do Iphan, junto com as dissertações dos demais alunos egressos.

Assessoria de Comunicação 
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan)

comunicacao@iphan.gov.br
Fernanda Pereira – fernanda.pereira@iphan.gov.br
Déborah Gouthier – deborah.gouthier@iphan.gov.br
(61)98104-5949 - 2024-5511 - 2024-5533
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin