Dissertações

A dissertação - cujo objeto de estudo trata de tema de interesse do Iphan, identificado no contexto das ações da unidade do instituto onde desenvolveu sua experiência profissional - é orientada por professor do corpo docente permanente e/ou colaborador do mestrado.

Para a titulação, o aluno deve defender o trabalho em sessão pública, perante uma banca examinadora.

 

DISSERTAÇÕES DOS ALUNOS QUE CONCLUÍRAM O MESTRADO PROFISSIONAL EM PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL: 

 

ABRANTES, Andreza Rigo. Tecnologias Digitais como instrumentos de preservação do patrimônio urbano edificado, 2014.

ALENCAR, Carolina Pena de. Trilhando memórias: reflexões acerca das identidades dos trabalhadores da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, 2012.

ALMEIDA, Fábio Júnior. Fortaleza imaginária: a construção do patrimônio cultural pelos diferentes discursos sobre o Forte de Coimbra e seu contexto histórico-paisagístico, 2019. 

AMARAL, João Paulo Pereira do. Da colonialidade do patrimônio ao patrimônio decolonial, 2015.

AMARAL, Leandro Ribeiro do. Patrimônio cultural e a garantia de direitos intelectuais indígenas: construção de sentido a partir da experiência Hunikuin, 2014.

AMARAL, Marília. Sentidos e relações em torno de práticas de salvaguarda da capoeira, 2019. 

AMBUS, Ricardo Mattes. Arquitetura e Patrimônio Cultural: paisagem portuária em São Francisco do Sul, 2019. 

ANDRADE, André Luis dos Santos. Da Esquina para o Canto: promover a “causa” e valorizar a “missão”. Política de difusão cultural no Iphan (1991-2005), 2014.

ANDRADE, Lidiane Aparecida. O Festival de Inverno de Ouro Preto e as práticas de preservação cultural na cidade, 2017. 

ARAGÃO, Lucas Viana. Sociedade e Natureza nas Políticas de Preservação: o modo de fazer política pública em Itaúnas/ES, 2013. 

ARANDT, Ingrid. O sistema de captação e abastecimento de água nas Reduções Jesuíticas dos Guarani: O caso de São Miguel Arcanjo, 2016. 

ARAÚJO, Iuri Cesário. Parque Histórico Nacional dos Guararapes: contribuições para a (re)produção do espaço e da memória, 2018. 

ARAÚJO, Jefferson. A Valorização de Terreiros de Matriz Africana ou Afro-Brasileira: um debate jurídico acerca dos instrumentos de proteção no Brasil, 2020. 

ARAÚJO, Maria de Fátima Oliveira de. Mãos que preservam ruínas: artífices missioneiros e as práticas de preservação do patrimônio cultural em São Miguel das Missões/RS, 2022. 

ARAÚJO JÚNIOR, Edmar Augusto Santos de. Economia do Patrimônio Cultural: Efeitos das Políticas de Restauração Sobre a Região Central da Cidade do Rio de Janeiro, 2012.

ARÉVALO, Marcia Conceição da Massena. Sentir Para Agir: Avaliando Uma Proposta de Educação Patrimonial, 2013.

ARRUDA, Renato Fonseca de. Patrimônio cultural, sistemas e ações articuladas: a experiência de Cáceres e a formação de um sistema de preservação, 2014.

AZEVEDO, Jéssica Pereira Manhães de. O colecionador e seu "ninho" na Casa Principal/Museu Casa do Sítio Roberto Burle Marx, 2017. 

BAIMA, Carlúcio de Brito. A Educação Patrimonial nos projetos de Arqueologia de Contrato: reflexões e contribuições, 2016. 

BALTHAZAR, Raissa. Normatização de entorno de bens tombados isoladamente: um estudo de caso em Florianópolis/SC, 2015.

BARCELOS, Giovani da Silva. Forte Príncipe da Beira: conhecimento, valoração e preservação, 2018. 

BARROS FILHO, Edilson Borges de. Urbs Adamantina: da Gestão à Preservação, 2018. 

BARROS, Elen Caroline de Carvalho. Diagnóstico da destruição: os efeitos da expansão urbana sobre os sítios arqueológicos de Manaus/AM, 2016.

BASTARDIS, Jean Felipe. O Programa Nacional de Preservação da Documentação Histórica e seu Significado para a Preservação da Documentação Histórica e seu Significado para a Preservação de Arquivos no Âmbito do Iphan, 2012.

BENZECRY, Rafael Frank. Fiscalização ao patrimônio cultural edificado: uma contribuição para a avaliação da eficácia da Portaria do Iphan nº 187/2010 a partir de sua aplicação em Manaus-AM, 2020. 

BERTOLO, Ana Izabela. Perspectivas dos processos de Musealização do Patrimônio Arqueológico no estado de Rondônia, 2017.

BIONDO, Fernanda Gabriela. Desafios da Educação no Campo do Patrimônio Cultural: Casas do Patrimônio e Redes de Ações Educativas, 2016.

BISPO, Alba Nélida de Mendonça. Dos processos de valoração do patrimônio moderno às práticas de conservação em Brasília: o caso do restauro do Palácio do Planalto, 2014.

BONUTI, Luciana Araujo. Meu jardim virou praça: olhares locais sobre Tiradentes/MG, 2017. 

BORGES, João Marcos Charpinel. Anchieta: Um Sítio Histórico Urbano em Evidência, 2012.

BORGES, Larissy Barbosa. Entre Sons, Aromas e Sabores. As Feiras em Goiânia: História, Referência Cultural e Hibridação entre o Moderno e o Tradicional, 2013.

BRITO, Jaqueline Ferreira de Lima. A Fortaleza de Macapá como monumento e a cidade como documento histórico, 2014. 

BRITO, Lívia Magalhães de. O papel da comunicação organizacional na atuação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - Iphan: estudo de caso da Superintendência no Rio Grande do Norte, 2019. 

CAMPOS, Mariana Costa. Da Central a Japeri: um Manifesto em prol do Patrimônio Cultural inserido no Cotidiano do Transporte Ferroviário do Rio de Janeiro, 2017. 

CANCELIER, Andriete. Cama curta, cobertor estreito: sobre orçamento e o impacto das decisões judiciais no Iphan, 2022. 

CARDOSO, Andréia Loureiro. A Valoração como Patrimônio Cultural do “Raio que o Parta”, 2012.

CARDOSO, Paula Paoliello. A Reabilitação de Edifícios para uso Residencial Multifamiliar no Centro Histórico de São Luís/MA, 2012.

CARVALHO, Aluizio Victor de Souza. Os Projetos Gráficos da Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional: A Trajetória do Design e das Políticas do Patrimônio no Brasil, 2013.

CARVALHO, Denise Rosário de. O tráfico de bens arqueológicos: retirada local, preocupação nacional!, 2016. 

CASTRO, Stélia Braga. Casa de Chico Mendes e o entorno: formas de consagração e preservação do patrimônio cultural, 2014.

CAVALCANTI, Marina Russell Brandão. Patrimônio virtual: a reconstrução em 3D e a preservação do patrimônio cultural, 2019.

CERQUEIRA, Ádila Borges Figueira. Do passado para o futuro? Políticas de gestão de acervos arqueológicos nas instituições de guarda e pesquisa do estado de Goiás, 2018. 

CEZAR, Ted Henrique da Silva. Sítio Arqueológico Itacoatiaras do Rio Ingá: reflexões sobre a preservação do patrimônio cultural e a documentação como um instrumento para esta prática, 2013.

CHEIBUB, Michelle de Carvalho. Patrimônio Cultural e Comunidades Remanescentes de Quilombos: direitos culturais e instrumentos de proteção do IPHAN, 2015. 

CLEROT, Pedro Gustavo MorgadoReferência Cultural: uma retórica da descoberta nas políticas de patrimônio cultural, 2019. 

CHIOSSI, Bruno Perea. Conservação Arqueológica: Reflexões e possibilidades, 2018.

COELHO, Nízea Andrade. "É da humanidade, mas não da comunidade": redes sociais, participação popular e gestão do patrimônio em Ouro Preto, 2022.  

CONCEIÇÃO, Iran Souza da. Vassouras entra na Roda: a trajetória do Caxambu entre 1847 e 1888, 2015.

CORNEJO, Joelma Farias Silva de. O patrimônio como campo de disputa: Serra da Barriga e a fragmentação dos instrumentos de reconhecimento de bens culturais, 2020. 

CUNHA, Juliana da Mata. Quem pode mais do que o dono da casa? Participação social no processo de patrimonialização do Terreiro Ilê Obá Ogunté (Sítio de Pai Adão) no Recife-PE, 2018. 

DAMIANO, Raíssa Rangel. Possibilidades e limites da gestão compartilhada do Conjunto Urbano e Paisagístico de Petrópolis, 2020. 

DEMATHÉ, Alexandro. Entre sambaquis, redes e naufrágios: Arqueologia Costeira no Parque Arqueológico do Sul-SC, 2014.

DIAS, Welbia Carla. Boletim Sphan/FNPM: Um Espaço de Comunicação do Patrimônio Cultural, 2012.

DINIZ, Yara de Oliveira. O Patrimônio Cultural Brasileiro em evidência: uma análise da Assessoria de Comunicação do Iphan, 2020. 

DUTRA, Lúcia Sampaio Alho. Obrigação de manutenção do bem tombado diante da hipossuficiência do proprietário2018. 

FABBRI, Glauco Pasquali. Arqueologia Preventiva no Rio Grande do Norte, 2014.

FABRINO, Raphael João Hallack. Os Furtos de Obras de Arte Sacra em Igrejas Tombadas do Rio de Janeiro (1957 -1995), 2012.

FANTINI, Cláudia Regina Rossi. O Jongo Folclórico de Bias Fortes e as narrativas do patrimônio cultural, 2018. 

FEITOSA, Gabriela Sobral Marques. O Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade - PRMFA: análise e perspectivas de uma ação cultural, 2017. 

FERNANDES, Simone Monteiro Silvestre. Reflexões para ações educativas em conjuntos urbanos tombados: Ouro Preto, 2014.

FERREIRA, Hércules da Silva Xavier. Onde a memória disputa: Filosofia, Patrimônio, Prostituição, 2019. 

FERREIRA, Lúcia de Fátima Lobato. Ludicidade: uma reflexão sobre a brincadeira na educação patrimonial em Cuiabá - MT, 2017. 

FIGUEIREDO, Cinta da Silva. Do espaço de trabalho a espaço de memória: estudo sobre o Museu do Trem do Rio de Janeiro, 2020. 

FIGUEIRÓ, Fernanda Brunetta. Casa do Patrimônio de Penedo: Entre novos paradigmas e antigas práticas, 2017.

GALVÃO NETO, Adonias Antonio. Entre sujeitos, usos e apropriações: a patrimonialização do sítio arqueológico Brejo de São João (PI)2018. 

GARCIA, Fernanda Ghirotto. O Lugar como Categoria de Análise: A Definição de Zonas de Interesse no Bairro da Boa Vista, Recife/PE, 2012.

GOMES, Rafael Barros. Minha fé não é cultura: a eficácia da magia e as amarras do estado, 2015.

GONÇALVES, Helena Tavares. O Porto e a Casa: Dinâmicas de transformação no uso dos espaços no centro histórico de João Pessoa (PB), 2014.

GOUTHIER, Déborah Machado. Comunicação e preservação do patrimônio cultural: a Praça Cívica de Goiânia entre afetos e estórias de jornal, 2016. 

GUIMARÃES, Maria Bárbara Thame. A saga da preservação do patrimônio urbano de Cuiabá/MT: políticas públicas nas tensões entre progresso e preservação, 2023. 

HORDEJUK, Cristiano de Souza. A presença do Iphan nas Missões: concepções e projetos de patrimônio, 2019.

JARAMILLO, Maria Matilde Villegas. Entre os Morros e a Lagoa: Laguna Cidade Documento, 2016.

KISHIMOTO, Deborah Padula. A Gestão do Patrimônio: Estratégias da Preservação do Patrimônio Cultural na Cidade de Parnaíba – Piauí, 2012.

LANDIM, Joseane Pereira Paes. Serra Branca dos maniçobeiros: um conjunto habitacional sob rocha que (sobre)vive na memória, 2014.

LEÃO, Ana Carolina Rezende. Patrimônio Cultural e Mapa etno-histórico do Brasil e regiões adjacentes de Curt Nimuendajú: Política Pública e Diversidade Linguística, 2020. 

LEITE, Lenice de Sousa. As Bandas das bandas de cá: Bandas Cabaçais da Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio de Barbalha – CE (produção, reprodução e transmissão de valores), 2019.

LIMA, Alessandra Rodrigues. Patrimônio Cultural Afro-brasileiro: Narrativas produzidas pelo Iphan a partir da ação patrimonial, 2012.

LIMA, Angelica Silva de. O mapeamento de referências culturais como instrumento de conhecimento e gestão do patrimônio cultural brasileiro, 2013.

LINHARES, Guilherme Porciúncula Bresciani Cerqueira. Valoração Histórica de Sítios Urbanos Tombados pelo Iphan (1938-1968), 2013.

LOPES, Daniel Barreto. A atribuição de valor a conjuntos urbanos face a experiência da rede de patrimônio cultural do Piauí (2006-2012), 2019. 

LOPES, Katiuscy da Rocha. Arte Santeira do Piauí: Entalhando Imaginários, 2014.

LOURENÇO, Alessandra Spitz Guedes Alcoforado. Vida após a morte: um estudo sobre os enterramentos pré- históricos no Estado do Paraná para identificação, gestão e valorização do patrimônio arqueológico, 2015.

LUZ, Carolina Francisca Marchiori da. Sítios Arqueológicos de Registro Rupestre: Gestão Compartilhada e as Ações de Preservação do Iphan no Parque Nacional Serra da Capivara e Entorno - Piauí, Brasil, 2012.

MACAGI, Carlos Eduardo. Laguna: entre memória local e discursos patrimoniais, 2019. 

MACHADO, Erika Pereira. Procedimentos de Conservação e Restauro Arquitetônico - A Cobertura do Theatro Municipal do Rio de Janeiro: Conservação, Restauração, 2012.

MACHADO, Jana Rafaella Maia. Entre cantos e açoites: memórias, narrativas e políticas públicas de patrimônio que envolvem os penitentes da cidade de Barbalha – CE, 2014.

MAGALHÃES, Danielle Nogueira. Fábricas de tecidos no sertão maranhense: patrimônio industrial não consagrado, 2021. 

MAGALHÃES, Maíra Cardoso Onofri. Patrimônio cultural e tecnologia social: experiências de preservação e propostas de participação para a Vila Serra do Navio/AP na Amazônia, 2019. 

MAGGI, Vivian Ramos de Moura. Licitações na Preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro: contornando fracassos e desertos, 2017. 

MARTINELLI, Francesca Dalmagro. Entre o concreto e o papel: a memória arquitetônica do Palácio Gustavo Capanema, 2017. 

MARTINS, Ana Betânia S P. Cartografia do Patrimônio Cultural: uma análise da cartografia no âmbito dos Inventários Nacionais do Iphan, 2015.

MATTOS, Ana Teresa Góis Soares de. Nem português, nem mineiro... baiano e nacional, com todo respeito: a atuação da Bahia na construção do campo do patrimônio brasileiro, 2014.

MELO, Luciana Marinho de. Fluxos Culturais e os Povos da Cidade: Entre os Macuxi e Wapichana de Boa Vista/RR, 2012.

MENDES, Lorena Alves. “Nós Queremos”: o Carimbó e sua Campanha pelo título de Patrimônio Cultural Brasileiro, 2015.

MESQUITA, Fernando José Lima de. Arquitetura vernacular ribeirinha, patrimônio cultural nas Amazônias: o caso de Afuá-PA, 2017. 

MIRANDA, Ana Carolina Neves. História e Intervenção em Sítios Urbanos Tombados: A Experiência de Vassouras/RJ, 1958-2009, 2012.

MOREIRA, Anderson Luis Ribeiro. Indicadores de preservação do patrimônio arqueológico: empreendimentos e atividades em Santa Catarina (2002-2007), 2013. 

MOREIRA, Catarine de Nazaré Aquino. O ofício do conservador-restaurador: concepções de patrimônio e transformações desde 1937, 2012.

MOTA, Elis Marina. As práticas de restauração de bens móveis e integrados nas igrejas Matriz de Nossa Senhora do Pilar, Nossa Senhora do Carmo e São Francisco de Assis em São João del Rei/MG (1947-1976), 2018. 

MUNIZ, Anne Caroline de Almeida. A autenticidade nas recomposições arquitetônicas: discutindo a normatização de Marechal Deodoro/AL, 2014.

NITO, Mariana Kimie Silva. Heurística para entornos de bens de interesse cultural baseada na ambiência: uma experiência na Casa de Portinari em Brodowski-SP, 2015.

NUÑEZ, Lorraine Oliveira. Os discursos de patrimonialização de Muqui e do sul do Espírito Santo, 2015. 

OLIVEIRA, Daniella Christina Acioli do Carmo de. A perda nos processos de patrimonialização: Vila Operária como Patrimônio Cultural, 2018. 

OLIVEIRA, Fabiana Carvalho de. Estratégias Para a Preservação do Patrimônio Cultural Moderno: Athos Bulcão em Brasília, 2012.

OLIVEIRA, Fernanda Rocha de. Novos olhares e antigas práticas no tombamento de centros históricos: o caso de Natal-RN, 2015.

OLIVEIRA, Karine Camila. Parâmetros urbanísticos e a preservação do Conjunto Arquitetônico e Urbanístico da cidade de Goiás, 2014.

OLIVEIRA, Rafael de Araújo. “Defenda seu patrimônio”: Nicolau Alekhine no Arquivo da Superintendência do Iphan em São Paulo, 2021. 

OLIVEIRA, Tamyres Fontenele de Freitas. Entorno de bens tombados em áreas rurais face a processos recentes de ocupação agrária: o caso da Capela da Penha em Riachuelo/SE, 2014.

OLIVEIRA, Vinícius Martins de. Lugar e referência nos processos de patrimonialização dos bens culturais ferroviários: Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, Mato Grosso do Sul, 2018. 

ORTIZ, Eliza Piccoli. O avesso da trama da patrimonialização: processos de tombamento de coleções e acevos arquivados em estágio de instrução indeferido (Iphan, 1937-2017), 2022. 

PACHECO, Ellis Monteiro dos Santos. O papel das normativas na preservação e ocupação do Conjunto Arquitetônico e Paisagístico de São Luís – MA, 2014.

PAES, Daniella Lira Nogueira. Sob os Signos das Boiadas: as Marcas de Ferrar Gado que Povoa o Sertão Paraibano, 2012.

PAIVA, Ana Cristina de Souza Gonçalves. As Dinâmicas das Duas Metades: Tombamento e Patrimônio Etnográfico no Iphan, 2013.

PASSOS, Sibele Fernanda de Paula. (Des) Construindo uma Comunidade Imaginada: O caso da comunidade de Bento Rodrigues atingida pelo rompimento da barragem de Fundão em Mariana (MG), 2022. 

PAULINO, Joana Braga. Cultura, lacunas e Diamantina: atualização do Inventário Nacional de Bens Móveis e Integrados em estudo de caso, 2022. 

PAZ, Francisco Phelipe Cunha. Retalhos de Sabença: Ofícios, saberes e modos de fazer dos Mestres e artífices da construção tradicional em Natividade. Tocantins, 2013.

PEREIRA, Danilo Celso. Paisagem como patrimônio: entre potencialidades e desafios para a implementação da Chancela da Paisagem Cultural Brasileira, 2018. 

PEREIRA, Giovana Ribeiro. Quando língua é patrimônio? Políticas de patrimônio e promoção da diversidade linguística no contexto do Inventário Nacional da Diversidade Linguística (INDL), 2018. 

PEREIRA, Julia da Rocha. Sobrepondo Valores: A Construção do Território de Igarassu/PE, 2012.

PEREIRA, Mariana Aline Barbosa. As pinturas murais no casario de Penedo, Alagoas: um inventário da produção muralista do século XIX, 2015.

PEREIRA, Marielle Rodrigues. O Real, o Apresentado e o Referenciado: um estudo no centro histórico de Porto Nacional, 2014.

PERPÉTUO, Thiago Pereira. Uma cidade construída em seu processo de patrimonialização: modos de narrar, ler e preservar Brasília, 2015.

PIERONI, Gabriella Cristina. Fazedores de cultura, comedores de patrimônio: Estado e sociedade civil no Registro do patrimônio imaterial ligado à alimentação (2000/2016), 2018. 

PIRES, Simone Campos. A valorização do território de identidade de São Pedro do Itabapoana, 2017.

POLO, Mario Junior Alves. Dos instrumentos jurídicos e práticas do IPHAN para a arqueologia: o termo de ajustamento de conduta, 2014.

POZZOBON, Bruno Cezar. Preservação do Patrimônio Cultural: discutindo ações para o Centro Histórico e Paisagístico de São Francisco do Sul/SC, 2016. 

PRIESTER, Mariana Freitas. Os olhares sobre o bairro histórico de Paraty/RJ: Análise de Intervenções na Arquitetura Civil e no Espaço Público, 2015. 

PROCHNOW, Lucas Neves. O Iphan e o patrimônio ferroviário: a memória ferroviária como instrumento de preservação, 2014.

QUEIROZ, Hermano Fabrício Oliveira Guanais e. O Registro de Bens Culturais Imateriais como Instrumento Constitucional Garantidor de Direitos Culturais, 2014.

RAMALHO, Paulina Onofre. Lugar de Memória: O Plano Urbanístico de Boa Vista/Roraima, 2012.

REDINI, Luana Lara Safar. Análise do mercado de trabalho do conservador-restaurador de bens móveis e integrados: uma visão do sistema de preservação a partir da Superintendência do Iphan no Rio de Janeiro, 2019. 

REIS, Sérgio Rodrigo. Museus e a comunicação do patrimônio cultural: a experiência do Museu de Sítio Histórico de Congonhas, 2020. 

RESENDE, Ana Carolina Rollemberg de. O ofício da patrimonialização: a identificação, a valorização dos saberes e o INRC, 2014.

RIBEIRO, Karina Nymara Brito. A Igreja, a casa e o culto aos santos: as esculturas sacras mazaganenses que atravessaram o Atlântico, 2016.

RODRIGUES, Paula Andréa Caluff. Duas faces da morte: o corpo e a alma do cemitério Nossa Senhora da Soledade, em Belém/PA, 2014.

ROSA, Thais Felipe. Ruínas do Forte São Joaquim: o uso turístico e a preservação do patrimônio cultural, 2014.

RUFINO, Elenita Helena. Danos ao patrimônio arqueológico rupestre pernambucano: perdas locais de bens nacionais, 2014.

SAMPAIO, Renata Domingues. Para além da excepcionalidade: a patrimonialização do Monumento Indígena Marco Zero Kadiwéu, 2018. 

SANTANA, Neylaine da Silva. A Lei Rouanet no patrimônio cultural: a distribuição de recursos via Pronac para as fortificações tombadas pelo Iphan, 2020.

SANTIAGO, Djalma Guimarães. A proteção do patrimônio arqueológico: motivações, critérios e diretrizes no tombamento de sítios arqueológicos pelo Iphan, 2015.

SANTOS, Ana Camila Moura dos. Conjunto Floriópolis: os desafios da patrimonialização dos bens remanescentes da extinta RFFSA no Piauí, 2017.

SANTOS, Charles Sena. Patrimônio Cultural Vila Serra do Navio no Estado do Amapá: reflexões sobre preservação e desenvolvimento, 2021. 

SANTOS, Fabiana Lima dos. "Índio não usa droga, ele usa medicina": a criminalização da circulação da ayahuasca indígena, 2018. 

SANTOS, Getúlio Alípio X. de J. O Patrimônio na Pedra: gestão e preservação dos sítios de arte rupestre da Zona Arqueológica de Taperuaba, Sobral - CE, 2015. 

SANTOS, Lilian Louise Fabre. Diálogos entre preservação e urbanismo: o tombamento e a gestão do conjunto histórico e paisagístico de Antonina-PR, 2014.

SCOFANO, Guilherme Butter. A Elaboração de Planos de Gestão da Paisagem Cultural Brasileira como Subsídio à Proteção do Patrimônio Arqueológico: O Caso da "Ilha De Lacuna" - SC, 2012.

SEIXAS, Ana Luisa Jeanty de. Gestão das áreas de entorno de bens tombados - estudos de caso nas cidades gaúchas de Piratini e Novo Hamburgo, 2014.

SILVA, Alessandra Schimite da. "Casa-Grande da Cultura": (Re)patriomonialização e Revocacionamento do Paço Imperial no Rio de Janeiro (1980-1990), 2021.

SILVA, Arlan  Hudson Souza e. Sobre sujeitos, lugares e patrimonio. Um olhar reflexivo a partir do caso da Vila Pia, no estado do Acre, 2017.

SILVA, Cláudio Antônio Vieira da. Há “pedras” no meu curral: a paisagem dos monólitos de Quixadá-CE, 2017. 

SILVA, Débora Nadine Barbosa. Valoração financeira de danos ao patrimônio cultural edificado, 2019. 

SILVA, Fabrício Rocha da. Estudos de Percepção Espacial no Entorno do Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo com Vistas à Valorização do Monumento, 2012.

SILVA, Giorge Patrick Bessoni e. O que eu ganho com isso? Desafios e sustentabilidade econômica do patrimônio imaterial a partir do Maracatu de Baque Solto2020. 

SILVA, Luciane Freitas da. Da patrimonialização de celebrações católicas no âmbito do Iphan à construção de memórias orais: o caso da Festa da Penha em Vila Velha/ES, 2020.

SILVA, Luciano de Souza e. Licenciamento Ambiental: Desafios e possibilidades para a preservação do patrimônio cultural brasileiro, 2016.

SILVA, Raquel Beatriz. Patrimônio ferroviário: a questão do uso, 2019

SILVA, Renato Alves e. O Desafio da Preservação do Patrimônio Arquitetônico Modernista no Rio de Janeiro, 2012.

SILVA, Suelen de Andrade. Sob os holofotes do patrimônio: entre histórias, identidades e políticas na Festa do Rosário de Pombal/PB, 2017. 

SILVA, Virgynia Corradi Lopes da. Entre Controles e Caminhos: o controle da circulação internacional lícita de patrimônio móvel e o procedimento do Iphan para saída temporária, 2020. 

SILVANI, Juliana Morilhas. O Valor da Cultura: Um Estudo de Caso sobre a Inserção da Louça do Maruanum/AP no Mercado e sua Relação com a Preservação do Patrimônio Cultural, 2012.

SIVIERO, Fernando Pascuotte. Um mapa para outros fazeres: Territórios educativos e patrimônio cultural, 2014.

SOUSA, Danielle Alves de. Os terreiros nos abrem caminhos: reflexões sobre patrimônio cultural e cidadania a partir de religiões afrobrasileiras em Florianópolis, Santa Catarina, 2020. 

SOUZA, Carolina Guimarães Starling de. O Turismo Arqueológico na Preservação do Patrimônio Cultural: Um Estudo de Caso dos Sítios Rupestres de Serranópolis/GO, 2012.

SOUZA, Igor Alexander Nascimento de. Na confluência da roda: Educação Patrimonial, Diversidade Cultural e a Pedagogia Griô, 2014.

SOUZA, Marcelo Renan Oliveira de. Maracatus de Fortaleza: entre tradições, identidades e a formação de um patrimônio cultural2015.   

SOUZA, Nayara Cavalini de. Documentos fotográficos no arquivo: Preservação, conservação, dissociação e acesso no Arquivo do Patrimônio (Iphan/RJ), 2014.

SPANO E SILVA, Anna Carolina. Os passos dos jesuítas no Espírito Santo: vivências e interdependências das edificações no estado, 2015.

TAGARRO, Helena Amanda Faller. A Geopolítica do Patrimônio de Fronteira: o território transfronteiriço das Missões Jesuíticas no Cone Sul-americano, 2021. 

TANGERINO, Camila Ciccarone. Lagoa de Araruama: por uma visão articulada do Patrimônio, 2017. 

TEIXEIRA, Luana. Para Além da "Pedra e Caco": O Patrimônio Arqueológico e as Igaçabas de Palmeira dos Índios, Alagoas, 2012.

TOFANI, Sandra Regina Menezes. Acervo Botânico do Sítio Roberto Burle Marx: valorização e conservação, 2014.

TOLLSTADIUS, Larissa Lira. Preservação do Centro de Teresina: a construção de um objeto, 2013.

VASCONCELOS, Marcela Correia de Araújo. A Salvaguarda do Engenho Gaipió: Um Estudo Comparitivo entre os Instrumentos Jurídicos Tombamento e Chancela da Paisagem Cultural, 2012.

VAZ, Beatriz Accioly. Quilombos e Patrimônio Cultural: Reflexões sobre direitos e práticas no campo do patrimônio, 2014.

VERAS, Camila Duarte. Sonhos que Suscitam Museus, 2022. 

VICENTE FILHO, Ronaldo Guimarães. As Inter-relações entre o Cultivo do Trigo e as Manifestações Culturais em Itaiópolis/SC, 2012.

VIEIRA NETO, João Paulo. Conjunto de Serrotes de Quixadá: Monumentalidade e Apropriação Social do Patrimônio Natural, 2012.

VILELA, Nathália Assis Pereira. Bens Tombados, Novos Contextos Sociais e a Qualificação dos Entornos: um estudo de Santo Amaro das Brotas em Sergipe, 2018. 

XAVIER, Patrícia Pereira. Valorização e Preservação do Patrimônio Arqueológico na Comunidade do Cumbe - Aracati/CE, 2013.

ZACRA, Yuri. Tempo, Herança e Fisionomia da paisagem brasileira: reflexões sobre o patrimônio cultural a partir das obras de Gilberto Freyre e de sua presença no Sphan, 2023. 

ZANARDI, Paula Pflüger. Narrativas Visuais sobre o Patrimônio Cultural: os cortadores de pedra na Chapada Diamantina, 2017.

ZUNGUENE, Cláudio Diamantino. Conflitos e tensões na fiscalização do patrimônio cultural edificado pelo Iphan em Ouro Preto e GACIM na Ilha de Moçambique, 2019. 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin