Produção Cultural é tema de curso em Belém (PA)

Festividades do Glorioso São Sebastião em Cachoeira do Arari 2008A salvaguarda de manifestações culturais do Pará registradas como Patrimônio Imaterial Brasileiro será fortalecida com a realização de um Curso de Capacitação em Elaboração e Gestão de Projetos Culturais. Com início no dia 1º de maio, as aulas são voltadas para os detentores de práticas como Carimbó, Capoeira e das Festividades do Glorioso São Sebastião na Região do Marajó. O objetivo é fomentar a produção cultural nos municípios de origem, beneficiando diretamente as comunidades detentoras do patrimônio imaterial.

O curso é uma iniciativa do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) com o apoio da Fundação Cultural do Município de Belém (FUMBEL), atendendo as demandas das comunidades. Foram selecionadas para participar trinta pessoas de todo o Pará, com amplo histórico de atuação na salvaguarda de suas respectivas práticas culturais.

Totalizando 60 horas, divididas em dois módulos, o curso formará os detentores para atuar em diversas etapas da produção cultural. O conteúdo aborda o planejamento e elementos para a elaboração de projetos culturais, os modelos de financiamento da cultura como leis de incentivo e editais, marketing, produção executiva e captação de recursos. Os participantes também terão acesso a palestras com especialistas em economia criativa, empreendedorismo, direito autoral, plataformas digitais, jornalismo cultural, contabilidade e prestação de contas.

17ª Peregrinação do Glorioso São Sebastião em Belém
No âmbito das ações de salvaguarda do Registro da Festividade do Glorioso São Sebastião no Marajó, uma comissão de foliões acompanha a chegada da imagem Peregrina do Glorioso São Sebastião no Terminal Hidroviário de Belém, logo cedo pela manhã,  às 7h30 do dia 1º de maio. A peregrinação da imagem, que vem de Cachoeira de Arari, na Ilha de Marajó, é uma iniciativa da Irmandade dos Devotos do Glorioso São Sebastião (IDGSS), com apoio da Paróquia de N.S. da Conceição de Cachoeira do Arari.

As famílias que serão visitadas já foram previamente agendadas por sorteio entre os interessados, mas ainda é possível marcar a visita do santo com a comissão dos foliões.

Devoção marajoara
As Festividades do Glorioso São Sebastião na Região do Marajó foram inscritas no Livro das Celebrações em 2013. A existência da devoção a São Sebastião nesta região remonta ao período de colonização e à ação missionária no século XVI. São Sebastião é tido como protetor, advogado e também, associado às virtudes do guerreiro, o que o aproxima das características identitárias dos marajoaras. A imagem de São Sebastião é recorrente nos altares das casas e também das igrejas, e está sempre presente quando da realização das festividades. Esses altares são ornamentados por fitas e flores nas cores do santo: verde, vermelho e branco.

A realização dos festejos em devoção a São Sebastião compõe o calendário de homenagens em agradecimento a milagres e graças alcançados. São várias as localidades do Marajó que homenageiam o Glorioso São Sebastião e cada uma delas apresenta suas especificidades. Assim, identificam-se variações na composição das comissões, na escolha dos representantes, dos responsáveis pelas diferentes atividades realizadas durante a festa e nos respectivos calendários. Os elementos simbólicos vinculados a essa celebração se revelam nas expressões da devoção ao santo e na organização do conjunto de homenagens (ou eventos) que ocorrem no período festivo.

Contatos da 17ª Peregrinação do Glorioso São Sebastião em Belém
Débora: (91) 98384 4207
Mercês: (91) 98411 5619
Albertinho Leão (91) 98821 6263

Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan

comunicacao@iphan.gov.br
Fernanda Pereira – fernanda.pereira@iphan.gov.br 
Carmen Lustosa - carmen.costa@iphan.gov.br 
(61) 2024-5531 - 2024-5504
(61) 99381-7543
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin