Semana do Patrimônio movimenta rede social do Iphan

Manifestação afrobrasileira em Maringá (PR)

O Dia do Patrimônio Cultural está chegando. A data é celebrada em 17 de agosto, uma homenagem ao nascimento do primeiro presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan): Rodrigo Melo Franco de Andrade. Para comemorar, durante uma semana, a página da instituição no Facebook pretende reunir seus seguidores em torno do tema Patrimônio + Turismo.

A temática é uma das prioridades do Iphan, que busca usar o Patrimônio Cultural como um ativo para o desenvolvimento econômico e sustentabilidade nos municípios brasileiros. Aliado ao turismo, a proposta é despertar a responsabilidade coletiva para a preservação do Patrimônio Cultural.

É com esse foco que está sendo lançada a campanha Destino: Patrimônio Cultural. Além de celebrar a Semana do Patrimônio Cultural, o Iphan pretende valorizar os bens culturais de todos os pontos do Brasil, por meio da fotografia, aproximando a sociedade de sua história e reconhecendo o potencial turístico de monumentos e tradições.

A ação

Os interessados em participar da ação devem enviar ao Iphan fotos que respondam à seguinte pergunta: Qual Patrimônio Cultural de sua cidade você mostraria a um turista? As fotografias devem representar e registrar a diversidade do Patrimônio Cultural Brasileiro, destacando seu valor social, histórico ou artístico, bem como seu potencial turístico.

Os participantes poderão registrar sua relação com a cultura brasileira, com fotos de monumentos, edificações, conjuntos urbanos ou históricos, localidades rurais, indígenas ou quilombolas, igrejas, museus, prédios, paisagens culturais, manifestações artísticas e culturais, celebrações, enfim, toda a riqueza da diversidade cultural do país.

As inscrições podem ser realizadas até às 18h do dia 08 de agosto de 2019, de acordo com o horário de Brasília. Os interessados devem ter idade mínima de 15 anos, possuir perfil na rede social Facebook e, obrigatoriamente, curtir a página do Iphan. Cada participante pode participar com, no máximo, duas fotos que devem ser de autoria exclusiva dos mesmos que as enviarem. Estas deverão ser encaminhadas ao e-mail comunicacao.iphan@gmail.com. No corpo do e-mail deve ter as informações básicas e termo de autorização (modelo simples) como constam no regulamento.

As três fotos com maior número de curtidas e reações serão contempladas com publicações editadas pelo Iphan. Os vencedores ainda farão parte de uma matéria jornalística que será publicada no site do Iphan.  Todas as imagens participantes estarão inseridas em uma galeria de fotos que será disponibilizada no site do Instituto.

As publicações oferecidas

A ação oferecerá publicações aos autores das três fotos com maior número de curtidas e reações. O autor da 1ª imagem mais curtida será contemplado com a edição 2018 da Revista do Patrimônio Cultural, composta por 2 volumes; o Dossiê Iphan 13 (Modo de fazer Renda Irlandesa); o Dossiê Iphan 14 (Frevo); o Dossiê Iphan 15 (Tambor de Crioula do Maranhão) e o oitavo guia da série Roteiros do Patrimônio (Barroco e Rococó nas Igrejas de São João Del-Rei e Tiradentes).

O autor da segunda imagem mais curtida será contemplado com o Dossiê Iphan 13 (Modo de fazer Renda Irlandesa); o Dossiê Iphan 14 (Frevo); o Dossiê Iphan 15 (Tambor de Crioula do Maranhão) e o oitavo guia da série Roteiros do Patrimônio (Barroco e Rococó nas Igrejas de São João Del-Rei e Tiradentes). Já o terceiro colocado receberá o oitavo guia da série Roteiros do Patrimônio (Barroco e Rococó nas Igrejas de São João Del-Rei e Tiradentes).

Cronograma

31 de julho, às 17h – Lançamento da ação Destino: Patrimônio Cultural

08 de agosto até às 18h – Encerramento do recebimento das fotos

12 de agosto a 16 de agosto, às 18h – Votação na página do Iphan

19 de agosto – Anúncio do Resultado

Modelo de termo de autorização (colar ao corpo do texto enviando por e-mail)

Eu,________, comunico para os devidos fins que autorizo o uso das imagens fotográficas que seguem, em anexo, nesta mensagem, bem como de seus créditos, para sua veiculação nas redes sociais do Iphan, no sítio eletrônico do Iphan e outros canais de veiculação gerenciados pelo Instituto. Informo, igualmente, que estou de acordo com os termos definidos para a candidatura à participação na ação cultural "Destino: Patrimônio Cultural", promovida pelo Iphan no segundo semestre de 2019.

Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan

Taís Coutinho Arruda – tais.arruda@iphan.gov.br
(61) 2024-5535 / 2024-5516 / 2024-5511
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin