Oficina no DF debaterá Salvaguarda do Teatro de Bonecos Popular do Nordeste
Iniciativa irá promover reflexão sobre ações de valorização, de reconhecimento social e de divulgação da prática reconhecida como Patrimônio Cultural do Brasil
Brincadeiras, intervenções artísticas e apresentações de grupos de teatro de Mamulengo estão na programação dos eventos marcados na semana da Oficina de Salvaguarda do Teatro de Bonecos Popular do Nordeste (TBPN). As atividades ocorrerão entre os dias 19 e 25 de agosto.
A oficina, realizada na Sala Mário de Andrade, na sede do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em Brasília, irá tratar, entre outros temas, da história dos mamulengos, das trajetórias e das perspectivas do teatro de bonecos no Distrito Federal, dos caminhos regionais, do panorama nacional, bem como da política e dos caminhos da salvaguarda. Durante as discussões, o público terá acesso às malas das bonequeiras e dos bonequeiros em exposição no hall de entrada do evento.
A iniciativa, além de ressaltar a relevância histórica e cultural do Teatro de Bonecos na capital federal, objetiva fomentar a salvaguarda ao promover a reflexão sobre a necessidade da adoção de ações de valorização, de reconhecimento social e de divulgação da prática reconhecida como Patrimônio Cultural do Brasil.
“A reflexão conjunta de bonequeiros e bonequeiras sobre suas práticas, seus cotidianos e sobre modos de construir a salvaguarda do Teatro Bonecos Popular do Nordeste potencializa a expressão artística e cultural de praticantes, tão original, alegre e diversa em sua origem. A oficina proporcionará pensar, inclusive, em instrumentos para que a prática possa ser difundida e transmitida para novas gerações”, ressalta o antropólogo da Superintendência do Iphan no Distrito Federal (Iphan-DF), Vinicius Prado Januzzi.
Todas as ações culturais coordenadas pelo Iphan-DF contarão com o apoio da Gerência de Educação Ambiental, Patrimonial, Língua Estrangeira e Arte-Educação (GEAPLA), da Secretaria de Educação (SEDF) e da Associação Fuzuê de Arte e Cultura. As atividades promovidas de forma itinerante em diferentes regiões do DF reunirão brincantes, mestres, técnicos governamentais, professores e estudantes da rede pública em escolas e espaços públicos.
Programação
Brincantes e mamulengueiros se apresentarão em doze regionais de ensino para docentes da Secretaria de Educação e estudantes da rede pública. Todas as brincadeiras, como são denominadas as práticas ambientadas de Teatro de Bonecos Popular do Nordeste, ocorrerão no dia 19 de agosto, em diferentes horários.
Nos dias 22 e 23 de agosto, será a vez de brincantes e seus grupos promoverem rodas de debates em torno de linhas de ação e política de salvaguarda. As atividades serão voltadas à definição de metas e estratégias de curto, médio e longo prazos, para o fomento do bem cultural. Durante as discussões coletivas, a expectativa é a identificação de interlocutores e parceiros para a elaboração e a definição consensual de ações de salvaguarda, bem como critérios, eixos e processos que possibilitem o acompanhamento do que for traçado.
Já, no domingo, dia 25 de agosto as apresentações dos mamulengueiros e brincantes reforçarão a divulgação da modalidade cultural na Feira da Torre a partir de 14h. Ao longo do dia, haverá brincadeiras e outras atividades culturais.
Teatro de Bonecos Popular do Nordeste (TBPN)
Patrimônio Cultural Brasileiro desde 2015, o Teatro de Bonecos Popular do Nordeste é uma tradição histórica em algumas regiões do Nordeste, em especial nos Estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande Norte. Esse bem cultural abrange também o Distrito Federal, em virtude do processo histórico específico de formação da capital brasileira.
Serviço:
Oficina de Salvaguarda do Teatro de Bonecos Popular do Nordeste (TBPN)
Data: 22 e 23 de agosto, das 9h às 18h.
Local: Sala Mário de Andrade, Quadra 713/913 sul, Bloco D, Edifício Iphan, Brasília (DF).
Rodas de Mamulengo
Data: 25 de agosto, às 14h.
Local: Feira da Torre de TV – Eixo Monumental - Área Central de Brasília (DF).
Confira detalhes da programação:
Segunda-feira 19 de agosto
Terça e quarta-feira 20 e 21 de agosto
Quinta-feira 22 de agosto
Sexta-feira 23 de agosto
Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan
comunicacao@iphan.gov.br
Carlos Balbino – carlos.balbino@iphan.gov.br
(61) 2024-5513 / 2024-5516 / (61) 99381-7543
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr