Iphan entrega restauro de bens tombados na Bahia

Igreja e Convento de Santo Antônio, em São Francisco do Conde (BA)

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) celebrou, nos dias 22 e 23 de agosto, a conclusão dos reparos em dois importantes bens culturais: o Convento e Igreja de Santo Antônio, em São Francisco do Conde (BA), e o terreiro Ilê Omo Agboulá, na ilha de Itaparica (BA). As cerimônias de entrega das obras contaram com a presença da presidente do Iphan, Kátia Bogéa. 

Patrimônio Cultural Brasileiro tombado individualmente na cidade de São Francisco do Conde, o Convento e Igreja de Santo Antônio teve o restauro do telhado do prédio principal concluído pelo Iphan. O objetivo da intervenção, que totalizou investimentos de R$ 780 mil, é preservar o forro artístico da nave, atribuído a José Joaquim da Rocha, considerado o fundador da chamada Escola Baiana de Pintura. 

Em Itaparica, a obra foi na casa de culto aos Egunguns – ancestrais africanos masculinos – mais antiga em funcionamento do Brasil. O terreiro Ilê Omo Agboulá, Patrimônio Cultural Brasileiro desde 2015, recebeu R$ 570 mil em recursos para a realização de intervenções emergenciais.

Convento e Igreja de Santo Antônio e Capela da Ordem Terceira
O reparo do telhado da Igreja de Santo Antônio faz parte de um conjunto de serviços emergenciais desenvolvidos pelo Iphan. Além da recuperação estrutural do telhado, a intervenção promoveu a instalação de subcobertura em toda a projeção do prédio e a execução de novo telhamento, que protegerá o forro artístico da ação das chuvas. 

A Superintendência do Iphan na Bahia (Iphan-BA) publicou ainda um edital para a contratação dos projetos executivos de arquitetura, engenharia e restauração para todo o Convento e Igreja de Santo Antônio e Capela da Ordem Terceira. As propostas servirão de referência para a restauração completa do monumento. 

Ilê Omo Agboulá
Terreiro Ilê Omo Agboulá , em Itaparica (BA)As intervenções no terreiro, previstas em um projeto de conservação de terreiro tombados elaborado em parceria com a Universidade Federal da Bahia (UFBA), foram impulsionadas após a queda de uma árvore que atingiu e danificou a estrutura da Casa do Renascimento, área sagrada em que somente os iniciados do terreiro podem ter acesso internamente. O Barracão, local onde são realizadas as cerimônias públicas, também foi reformado. 

Durante a obra, membros do próprio terreiro foram contratados pela empresa executora após capacitação ofertada pelo acordo de cooperação firmado entre Iphan e UFBA. Com a formação, os integrantes ganham autonomia para executar eventuais intervenções emergenciais nas casas sem depender de aporte financeiro e técnico. 

Para o agbalá Balbino Daniel de Paula, responsável espiritual pelo terreiro, os investimentos do governo federal são fundamentais para a preservação do Patrimônio Cultural. “O que é mais valoroso nesse contexto é que as futuras gerações não podem perder o direito de receber esse patrimônio. Eles têm o direito de receber e também de preservar tanto quanto nós”, explica.

 
Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan
comunicacao@iphan.gov.br
Liana Costa – liana.carmo@iphan.gov.br
(61) 2024-5523 – 2024-5516
Fernanda Pereira – fernanda.pereira@iphan.gov.br 
(61) 2024-5516 - 2024-5511 
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr

Bens tombados na Bahia são restaurados pelo Iphan

  • BA_São_Francisco_do_Conde_Entrega_Convento
    Entrega do telhado da Igreja de Santo Antônio, em São Francisco do Conde (BA)
  • BA_Ilha_de_Itaparica_entrega_terreiro
    Entrega do terreiro terreiro Ilê Omo Agboulá em Itaparica (BA)
  • BA_Ilha_de_Itaparica_Terreiro
    Entrega do terreiro Ilê Omo Agboulá, em Itaparica (BA)
  • BA_Ilha_de_Itaparica_Terreiro
    Entrega do terreiro Ilê Omo Agboulá, em Itaparica (BA)
Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin