Oficina de Salvaguarda do Teatro de Bonecos Popular do Nordeste reúne pesquisadores no DF

Oficina de Salvaguarda do Teatro de Bonecos Popular do Nordeste reúne pesquisadores e detentores no Distrito Federal

Abertura do evento, que ocorre em Brasília (DF) durante dois dias, contou com apresentações e exposição de malas de bonequeiros
 

Tendas coloridas, no hall de entrada da sede do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em Brasília (DF), foram o palco da apresentação que despertou dezenas de olhares curiosos. Detrás de tecidos, atores atuavam dando vida a bonecos que se movimentavam, falavam e interagiam com o público. As representações dramáticas encenadas para a plateia marcaram o início dos trabalhos da Oficina de Salvaguarda do Teatro de Bonecos Popular do Nordeste (TBPN), nesta quinta-feira, 22 de agosto.

Durante a apresentação das Histórias de Mamulengo, o Mestre Zé de Vina, artista de Pernambuco, foi homenageado pelos bonequeiros. “Tudo isso é brincadeira com teatro de bonecos, com música, com pinturas, com artesanato, uma festa muito grande que se fazia e ainda se faz pelo Brasil afora”, disse Mateus da Lelé Bicuda.

Logo após a abertura, as atividades da oficina foram conduzidas pelo representante do Departamento de Patrimônio Imaterial (DPI/Iphan), Clair da Cunha Júnior, que contextualizou o papel do Iphan para a preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro. Os debates tratam, dentre outros temas, da história dos mamulengos, das trajetórias e das perspectivas do teatro de bonecos no Distrito Federal.

Oficina de Salvaguarda do Teatro de Bonecos Popular do Nordeste reúne pesquisadores e detentores no Distrito Federal“O registro é um instrumento legal de preservação, reconhecimento e valorização do Patrimônio Imaterial do Brasil, composto por bens que contribuíram para a formação da sociedade brasileira”, afirmou. Na palestra, o representante do DPI destacou a importância da política de salvaguarda estruturada por meio de ações de identificação, reconhecimento, apoio e fomento.

Clair da Cunha Júnior apresentou as ações já realizadas até o momento, como o Prêmio Teatro de Bonecos Popular do Nordeste. Segundo ele, “reconhecer problemas, definir aspectos, planejar estratégias de execução, são apenas alguns dos objetivos da salvaguarda que é entendida como um processo no qual os detentores devem estar mobilizados com o Iphan e os parceiros para identificar a situação na qual se encontra a prática e garantir a sustentabilidade cultural do bem”, completou.

A reflexão sobre as conquistas alcançadas, desde o reconhecimento do Teatro de Bonecos Popular do Nordeste como Patrimônio Cultural do Brasil, em março de 2015, contou ainda com uma discussão sobre a extensão desse reconhecimento em outros níveis de governo. “O reconhecimento de bens culturais pelo governo do Distrito Federal segue metodologias e abordagens diferentes das que são adotadas pelo Iphan. O que podemos fazer e estamos tentando articular, por meio deste encontro, é uma ponte entre os detentores e o poder público local”, explicou o coordenador da Superintendência do Iphan-DF, Thiago Perpétuo.

Oficina de Salvaguarda do Teatro de Bonecos Popular do Nordeste reúne pesquisadores e detentores no Distrito FederalO debate sobre os caminhos regionais e o panorama nacional continua nesta sexta-feira, 23 de agosto, quando as rodas de debates serão retomadas em torno da elaboração das diretrizes e dos caminhos da salvaguarda. No domingo, 25 de agosto, haverá brincadeiras e outras atividades culturais na Torre de TV, em Brasília. As apresentações dos mamulengueiros e brincantes reforçarão a divulgação da modalidade cultural a partir de 14h.

Teatro de Bonecos Popular do Nordeste (TBPN)
Patrimônio Cultural Brasileiro desde 2015, o Teatro de Bonecos Popular do Nordeste é uma tradição histórica em algumas regiões nordestinas, em especial nos Estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande Norte. Esse bem cultural abrange também o Distrito Federal, em virtude do processo histórico específico de formação da capital brasileira.

Serviço:
Oficina de Salvaguarda do Teatro de Bonecos Popular do Nordeste (TBPN)
Data: 22 e 23 de agosto, das 9h às 18h.
Local: Sala Mário de Andrade, Quadra 713/913 sul, Bloco D, Edifício Iphan, Brasília (DF).

Rodas de Mamulengo
Data: 25 de agosto, às 14h.
Local: Feira da Torre de TV – Eixo Monumental - Área Central de Brasília (DF).

 

Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan
comunicacao@iphan.gov.br
Carlos Balbino – carlos.balbino@iphan.gov.br
(61) 2024-5513 / 2024-5516 / (61) 99381-7543
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin