Livro que valoriza a cultura Karajá será lançado em Aruanã (GO)

Como um meio de valorizar e promover a cultura, a arte e os mitos do povo indígena Karajá, assim como sua língua materna, denominada Inyrybè, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) lançará, no dia 28 de agosto de 2019, às 08h30, na Aldeia Buridina, em Aruanã/GO, o livro Arte Iny Karajá Patrimônio Cultural do Brasil, idealizado através de convênio com a Fundação de Apoio à Pesquisa (FUNAPE) e executado pelo Museu Antropológico da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Composta por quatro capítulos, a obra, elaborada pelos próprios indígenas, apresenta temas que abordam a divulgação da cultura indígena de sete aldeias karajá, que se estendem pelos estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso e Pará; as celebrações e rituais; os ofícios, saberes e modos de fazer ritxòkó (bonecas karajá); e os seus locais de habitação.  Produzido na língua materna karajá e em português, as narrativas trazem os mitos e as histórias, que são ilustradas por meio de desenhos feitos e pintados pelas crianças indígenas, acompanhadas de professores das escolas locais.

A publicação é resultado do projeto “Bonecas de Cerâmica Karajá como Patrimônio Cultural do Brasil: Contribuições para a sua Salvaguarda”, que trabalhou ações de promoção da cultura indígena, seguido da formação de gestores nas comunidades, com o foco no gerenciamento dos bens culturais. Também buscou-se promover o intercâmbio e a troca de saberes entre as comunidades, com diversas atividades, como a realização de oficinas de capacitação, e por fim, o fortalecimento da língua Inyrybè, que resultou no livro bilíngue. 

O Cacique Raul Mauri dos Santos, da Aldeia Buridina, comemora o lançamento da obra. “Vai nos aproximar ainda mais da sociedade, que passará a conhecer a nossa cultura, a valorizar os nossos costumes e tradições. É um avanço para nós”, destacou.

Após o lançamento, o link do livro estará disponível para o acesso no site do Iphan. 

Bonecas Karajá

Os Saberes e Práticas Associados ao Modo de Fazer Bonecas Karajá e a Ritxòkò: Expressão Artística e Cosmológica do Povo Karajá são registrados pelo Iphan como Patrimônio Cultural do Brasil, desde 2012. Mais do que objetos lúdicos, as bonecas de cerâmica karajá produzidas pelas mulheres, são consideradas representações culturais que refletem no ordenamento sociocultural e familiar dos indígenas. Confeccionadas com argila ou barro – suù, principal matéria prima de fabricação, as bonecas são importantes instrumentos de socialização das crianças que se veem nesses objetos e assimilam a cultura, os mitos, os rituais da vida cotidiana e da fauna. No contato, as meninas observam a sua feitura, recebem ensinamentos e aprendem também as técnicas e saberes associados à sua produção, os usos e os valores que são transmitidos de geração a geração. 

Serviço:
Lançamento do livro Arte Iny Karajá Patrimônio Cultural do Brasil
Data: 28 de agosto de 2019, às 08h30
Local: Aldeia Buridina - Rua Karajá, Qd. 01, Lt. 02, s/n – Aruanã (GO)

Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan

comunicacao@iphan.gov.br
Fernanda Pereira – fernanda.pereira@iphan.gov.br
Mécia Menescal – mecia.menescal@iphan.gov.br 
​(61) 2024-5513 / 2024-5528 / (61) 99381-7543
Marianne Cardoso - marianne.cardoso@iphan.gov.br
(62) 3224-6402 / 1310
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr

 

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin