Projetos de restauro e novos usos do Conjunto Ferroviário de Jundiaí serão apresentados ao Iphan

Projetos de restauro e novos usos do Conjunto Ferroviário de Jundiaí (SP) serão apresentados ao Iphan

Propostas serão formalizadas pela prefeitura municipal durante visita da presidente do Iphan ao Complexo Fepasa, dia 12 de setembro
 

Parte das 34 edificações do antigo complexo ferroviário da Companhia Paulista de Estradas de Ferro, também conhecido como Complexo Fepasa, deve passar por reforma após as aprovações dos projetos de arquitetura para restauro elaborados pela Prefeitura Municipal de Jundiaí (SP). As propostas, que incluem novos usos das instalações, serão apresentadas à presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Kátia Bogéa, no dia 12 de setembro.

A visita à instituição ocorre a convite da Diretoria do Departamento de Cultura da Unidade de Gestão de Cultura de Jundiaí. Na ocasião, Kátia Bogéa estará acompanhada do Superintendente do Iphan em São Paulo, Ronaldo Cunha Ruiz.

Projetos de restauro e novos usos do Conjunto Ferroviário de Jundiaí (SP) serão apresentados ao IphanA reunião também contará com a presença de um grupo de empresários e de outros interessados em financiar os projetos do conjunto de edificações. Uma das propostas estabelece um Plano Diretor para todo o conjunto, envolvendo mobiliário urbano, pavimentação, sinalização e acessibilidade. Outra, já inscrita no Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), e que está em fase de atendimento a diligência nessa unidade, se refere ao restauro dos blocos 20 e 21 do conjunto, para a instalação de equipamentos culturais.

“O Complexo Fepasa também tem a intenção de pleitear aportes do Fundo de Defesa de Direitos Difusos para a reforma de uma garagem que está desativada, para uso cultural. Por isso, o município deve solicitar a aprovação de um projeto preliminar para a obra, já que essa é uma condição para o atendimento das exigências do fundo”, conta o arquiteto do Iphan-SP, Anderson Luiz Félix de Sá. 

O conjunto ferroviário, tombado pelo Iphan e atualmente administrado pela Prefeitura de Jundiaí por meio da Diretoria do Complexo Fepasa, é de propriedade do município. Para a melhor destinação aos elementos do Conjunto, dentro dos trâmites legais, a equipe do Iphan-SP se prontificou a estabelecer um diálogo para esclarecer possíveis dúvidas.
 

Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan
comunicacao@iphan.gov.br
Carlos Balbino – carlos.balbino@iphan.gov.br
(61) 2024-5513 / 2024-5516 / (61) 99381-7543
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin