Rolé Carioca atrai multidões pelas ruas do Rio de Janeiro (RJ)

Projeto Rolê Carioca apresenta as ruas e os bairros do Rio de Janeiro de forma que desperta afetividade e a memória pessoas

O Rolé Carioca (RJ) é vencedor da 32ª edição do Prêmio Rodrigo na Categoria 1 - Iniciativas de excelência no campo do Patrimônio Cultural Material - Segmento 2 - empresas e fundações privadas.

O projeto desperta na população a vontade de percorrer trajetos que contemplam a história e as manifestações culturais da cidade do Rio de Janeiro (RJ), apresentando a memória de lugares que habitualmente passam despercebidos das pessoas, na rotina pesada de todos os dias. Fruto de uma ideia inicial de Isabel Seixas de Mello - sócia do estúdio M'Baraká, que também é realizador do projeto -, a ação é uma tentativa de que as pessoas voltem o seu olhar para a sua participação na cidade.

Os trajetos reúnem, em média, 400 pessoas. Professores de História atuam como guias que conduzem o público em incursões pelo passado, assim como despertam reflexões sobre pontos de interesse que olhos desavisados costumam deixar escapar. Iniciado em 2013, o projeto mapeia rotas com pontos culturais marcantes a fim de promover a conscientização sobre potencialidades e deficiências do aproveitamento da cidade. Em vez de se limitar ao eixo Centro-Zona Sul, os percursos extrapolam os destinos óbvios e alcançam localidades como Bangu, Santa Cruz e Marechal Hermes.

Transmitidos de modo leve e interativo, os conteúdos de educação patrimonial transformam as ruas em salas de aula a céu aberto. Para que mais pessoas tenham a experiência dos passeios, disponibiliza os roteiros em um guia impresso e no site do projeto. Mais duas novidades ampliam o escopo de atuação: o canal no Youtube registra as ações e um aplicativo de celular com as rotas deve ser lançado ainda esse ano.

Os números impressionam. Em seis anos de atividades, o empreendimento atraiu cerca de 15 mil rolezeiros, desenvolveu 40 roteiros e mapeou 250 pontos de interesse. Além disso, desde 2015 realiza-se o Rolezinho Carioca, que organiza trajetos para crianças de escolas públicas em parceria com a Prefeitura do Rio. O propósito, explica Isabel Mello, é “desenvolver desde cedo a consciência sobre a importância do Patrimônio Cultural”.

Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan-RJ

imprensa.rj@iphan.gov.br
Chico Cereto – chico.cereto@iphan.gov.br
Daniela Reis - daniela.reis@iphan.gov.br
Jornalista/Assessora de Imprensa
(21) 2233-6334 - (21) 96962-4945

Assessoria de Comunicação Iphan
comunicacao@iphan.gov.br
Adélia Soares - adelia.soares@iphan.gov.br
Iris Santos – iris.santos@iphan.gov.br
(61) 2024-5527 / 2024-5531 / (61) 99381-7543
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin