Fenearte reforça e valoriza a identidade cultural de Pernambuco

Fenearte reforça e valoriza a identidade cultural de Pernambuco

A Feira Nacional de Negócios e Artesanato (Fenearte), de Olinda (PE), é vencedora do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade 2019 na Categoria 2 - Iniciativas de excelência no campo do Patrimônio Cultural Imaterial - Segmento 1 – entidades governamentais da administração direta e indireta.

De caráter comercial e cultural, a feira cria oportunidades para que artesãos apresentem seus produtos e obtenham reconhecimento do seu trabalho, contribuindo para a preservação do Patrimônio Cultural, da identidade cultural e do artesanato local. Realizada desde 2000, tem por objetivo valorizar e difundir valores tradicionais, estimular o potencial de crescimento dos artesãos pernambucanos, gerar emprego e renda e colaborar para a estruturação da cadeia produtiva do artesanato do país.

Fenearte reforça e valoriza a identidade cultural de PernambucoFortalecendo a identidade cultural do Estado de Pernambuco
A iniciativa é do Governo do Estado de Pernambuco e coordenada pela Diretoria de Promoção do Artesanato e da Economia Criativa da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco. No parecer da Comissão Nacional do Prêmio Rodrigo, ressalta-se que a Fenearte constitui uma rede de valorização e identidade, demonstrando grande capilaridade alcançada no território nacional e fora dele.

A Fenearte é considerada a maior feira de artesanato da América Latina. A cada edição, atrai um público de mais de 300 mil pessoas com o propósito de conhecer e comprar artesanato pernambucano vindo de vários lugares do Brasil e do mundo. Em 2018 – 20ª edição –, por exemplo, a feira possibilitou a participação de mais de 5 mil artesãos expositores vindos de todo o território nacional e internacional, colaborando para o aumento da identificação cultural do Estado de Pernambuco e a promoção do intercâmbio artesanal entre diferentes regiões do Brasil.

Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan

comunicacao@iphan.gov.br
Clélia da Conceição Lima – clelia.lima@iphan.gov.br
(61) 2024-5523 - 2024-5531
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin