Exposição no Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular retrata a cultura da região Sul do país

Doces de Pelotas (RS)

A partir do dia 26 de setembro, o Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (CNFCP-Iphan) abre as portas da Sala do Artista Popular para apresentar um pouco das riquezas culturais do Sul do Brasil. Apesar de ser a menor região em extensão territorial, os mais de 29 milhões de habitantes dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul trazem ao tempo presente a memória e costumes de seus antepassados, ressaltando-as em suas celebrações, sons, danças, ritmos e diversas expressões de saberes e fazeres reproduzidos, também, na arte do artesanato. 

Um pouco desse universo cultural é tema da exposição Sul a Sul: cultura popular da região, que apresenta gratuitamente seleção de peças e imagens que refletem a pluralidade das manifestações culturais sulistas, algumas delas reconhecidas pelo Iphan como Patrimônio Cultural do Brasil. Assim, o público poderá conhecer um pouco mais sobre o Fandango Caiçara (PR); as Tradições Doceiras da Região de Pelotas e Antiga Pelotas (RS); a Procissão do Senhor dos Passos, realizada em Florianópolis (SC), além da Tava, Lugar de Referência para o Povo Guarani (RS) e da Roda e Ofício dos mestres de capoeira, uma manifestação de âmbito nacional. 

Procissão do Senhor dos Passos, de Florianópolis (SC)A mostra, que segue até o dia 13 de outubro, apresenta ainda peças do acervo do CNFCP, feitas por artesãos da Região Sul. Entre elas estão a renda de bilro de Florianópolis, o artesanato em palha de milho de Mafra e as pêssankas de Itaiópolis, todas cidades de Santa Catarina, além dos acessórios femininos feitos pela Colônia de Pescadores de Pelotas (RS).

A iniciativa é uma das ações do Iphan que, em 2019, lançou a campanha Patrimônio Cultural do Sul: Turismo Cultural como ativo para o desenvolvimento das cidades históricas voltada para divulgar, valorizar, promover e debater coletivamente a vasta lista de edificações, conjuntos urbanos, manifestações, bens arqueológicos e ferroviários reconhecidos como referências culturais.  

 

Serviço:
Exposição
 Sul a Sul: cultura popular da região
Período: 26 de setembro a 13 de outubro
Dias e horários: 
De terça a sexta-feira, das 11h às 18h / Sábados, domingos e feriados, das 15h às 18h
Local: Sala do Artista Popular - CNFCP - Rio de Janeiro

Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan

comunicacao@iphan.gov.br
Mécia Menescal – mecia.menescal@iphan.gov.br  
(61) 2024-5512- (61) 99381-7543
Juliana Santana - 
juliana.sousa@iphan.gov.br 
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin