Patrimônio Cultural é tema da Festa Literária de Marechal Deodoro (AL)

Largo da Matriz, Marechal Deodoro (AL)

Um dos principais eventos literários de Alagoas, a Festa Literária de Marechal Deodoro (Flimar) trará o Patrimônio Cultural Brasileiro como tema em sua 10ª edição. Com o mote Patrimônio e Literatura, o evento acontece entre os dias 31 de outubro e 2 de novembro na cidade de Marechal Deodoro (AL), centro urbano tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). 

O objetivo da feira é discutir a importância dos recursos patrimoniais por meio de práticas literárias e culturais. Diferentes eixos temáticos do evento combinam atividades como apresentações literárias, shows, palestras, oficinas, mesas de discussões, desfiles de moda e feira de livro e artesanato.

A programação do evento inclui mesas-redondas com participação de técnicos do Iphan sobre temas como educação patrimonial, patrimônio religioso e turismo e patrimônio. As atividades ocuparão espaços importantes do centro histórico de Marechal Deodoro. Entre eles, prédios tombados como o Convento e a Igreja de São Francisco, atual Museu de Arte Sacra, e a casa onde nasceu Marechal Deodoro da Fonseca. 

Ação cultural

Com o objetivo de promover a Literatura de Cordel, registrada como Patrimônio Cultural Brasileiro em 2018, bem como a programação da Flimar 2019, a Superintendência do Iphan em Alagoas (Iphan-AL) lançou a ação cultural Alagoas em versos de cordel. Desenvolvida para as redes sociais, a campanha convidou os internautas a escreverem versos no estilo literário do Cordel sobre o Patrimônio Cultural de Alagoas.

Ao todo, quinze textos foram inscritos e submetidos à votação dos seguidores do Iphan nas redes sociais. A eleição dos melhores versos se encerrará às 18h desta quarta-feira, dia 30 de outubro. O vencedor será divulgado na quinta, 31, e será contemplado com um box da Revista do Patrimônio, composta pelas duas edições de 2019; um volume do Dossiê de Registro da Roda de Capoeira e Ofício dos Mestres de Capoeira; um volume do Dossiê de Candidatura a Patrimônio Cultural do Mercosul da Serra da Barriga; e uma agenda do Iphan 2019. 

Marechal Deodoro
O conjunto arquitetônico e urbanístico de Marechal Deodoro foi tombado pelo Iphan em 2009. A área definida para proteção envolve três locais descontinuados - o Centro, a área do Carmo e a área de Taperagua - todos com elementos de interesse, devido à sua importância histórica e relevância paisagística. 

Literatura de Cordel

Nesse patrimônio, destacam-se os aspectos originais dos edifícios e, principalmente, o Convento Franciscano de Santa Maria Madalena, datado de 1659. Marechal Deodoro sediou a primeira capital de Alagoas, além de ser a cidade natal do proclamador da República, o Marechal Deodoro da Fonseca, que deu nome à localidade.

A cidade possui dois importantes registros para a história do urbanismo no Brasil: a praça de origem da vila com a forma original do período de 1611 a 1636 e os remanescentes de ajustamento topográfico da arquitetura às variações de níveis dos leitos das ruas. Várias de suas edificações religiosas se configuram como indicativos socioculturais das atividades que ali se desenvolveram ao longo dos anos, onde o casario e as edificações religiosas retratam a história da economia e das batalhas que ocorreram na região.


Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan

comunicacao@iphan.gov.br

Raphael von Sohsten - raphael.sohsten@gmail.com
(82) 3321-6073 - 3223-3836
Liana Costa – liana.carmo@iphan.gov.br 
(61) 2024-5523 - 2024-5516 
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin