Recife (PE) sedia 1º Congresso Nacional de Maracatu Nação

Objetivo é incentivar a mobilização social no processo de fortalecimento da expressão cultural

 

Batuqueiros do Maracatu NaçãoReunir detentores e gestores públicos para discutir coletivamente as diretrizes do Plano de Salvaguarda do Maracatu Nação é um dos objetivos do I Congresso Nacional de Maracatu Nação, que será realizado no período de 11 a 17 de novembro, em Recife (PE). A proposta é sistematizar as diretrizes para o Plano de Salvaguarda, incentivar a articulação interinstitucional e a mobilização social em torno da política de salvaguarda do Maracatu Nação.

O evento é realizado conjuntamente pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em Pernambuco (Iphan-PE), pela Associação dos Maracatus Nação de Pernambuco (AMANPE), Diretoria de Preservação do Patrimônio Cultural da Prefeitura do Recife (DPPC/PCR), Secretaria de Cultura do Recife (Secult/PCR), Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult) e pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe).

O congresso é direcionado a detentores, Mestres de Maracatu Nação, integrantes de grupos percussivos, pesquisadores e produtores culturais ligados ao tema e pretende fomentar o debate sobre assuntos de interesse dos grupos de Maracatu Nação, como religiosidade, sustentabilidade, relação com grupos percussivos e com o poder público. A programação inclui rodas de diálogo, oficinas, fóruns, exibição de videodocumentário e apresentações culturais.

O bem
O Maracatu Nação foi inscrito pelo Iphan no Livro de Registro das Formas de Expressão, em dezembro de 2014. Com a grande maioria dos grupos concentrada nas comunidades de bairros periféricos da Região Metropolitana de Recife, também é conhecido como Maracatu de Baque Virado. Essa forma de expressão cultural apresenta um cortejo real – que evoca as coroações de reis e rainhas de Congo – acompanhado de conjunto musical percussivo, onde o que predomina são as tradicionais alfaias. 


Serviço:
1º Congresso Nacional de Maracatu Nação
– desafios e perspectivas da salvaguarda dos maracatus
Data: 11 a 17 de novembro de 2019
Local: Recife (PE)
Inscrição: gratuita, nos locais de realização
Mais informações: (81) 3228-3011; giorge@iphan.gov.br, juliana.cunha@iphan.gov.br, livia.silva@iphan.gov.br 
 

Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan

comunicacao@iphan.gov.br
Clélia Lima – clelia.lima@iphan.gov.br
(61) 2024-5528 - 2024-5527
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin