Igreja dos Reis Magos e Capela de Santa Luzia serão reinauguradas no Espírito Santo

Igreja dos Reis Magos e Capela de Santa Luzia serão reinauguradas no Espírito Santo

Edificações serão reabertas ao público após passarem por obras de restauro e conservação

A Igreja dos Reis Magos e residência reabrirá as portas para visitação, no dia 02 de dezembro, no distrito de Nova Almeida, em Serra (ES). A reinauguração do segundo ponto turístico mais visitado do Espírito Santo ocorrerá dez meses após o início do trabalho de restauro. O investimento foi de aproximadamente R$ 720 mil reais. Participarão da entrega da obra o Ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, a presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Kátia Bogéa, o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, e o Prefeito da Serra, Audifax Barcelos.

Da estrutura do telhado ao beiral da Igreja dos Reis Magos, tudo foi restaurado. O revestimento interno e externo ganhou um retoque de argamassa histórica, além de reforço na pintura a base de cal. Durante as obras, o sistema elétrico e os equipamentos hidráulicos também foram substituídos e as esquadrias, pisos, forros e elementos artísticos, conservados. O projeto, executado pelo Iphan-ES, teve contrapartida da Prefeitura Municipal da Serra (ES), com a restauração dos sinos da igreja.

“A obra de conservação teve como objetivo garantir a manutenção e a proteção dos elementos arquitetônicos e artísticos do Patrimônio Cultural tombado pelo Iphan, para que o bem possa ser usufruído por toda a comunidade e pelos turistas que visitam a cidade”, destacou a superintendente do Iphan-ES, Elisa Machado Taveira.

Na mesma data, também será reinaugurada a Capela de Santa Luzia - que estava fechada ao público desde junho de 2016 e teve a obra iniciada em maio deste ano. Durante as obras custeadas pela Secretaria de Cultura do estado, foram conservados púlpito, esquadrias, forros, e restaurados o telhado, a Capela-Mor, bem como o revestimento interno e externo. Também foram substituídos os equipamentos hidráulicos, a iluminação e a fiação elétrica. Além disso, todo o tabuado de madeira no piso da nave, que havia sido afetado por infiltrações causadas pela chuva em 2013, foi refeito. Ao todo, foram investidos cerca de R$ 303 mil.

A obra teve contrapartida do Iphan, com a contratação da restauração da imagem de Santa Luzia e a adequação do acesso à Capela, conforme solicitado pela Defesa Civil. Também foi providenciada a colocação de painéis com informações sobre a capela e o Patrimônio Cultural Brasileiro existente no estado do Espírito Santo.

“Após a entrega da obra, haverá o retorno da visitação turística ao espaço que é Patrimônio Cultural. A Arquidiocese de Vitória retornará com a gestão e pretende retomar as celebrações religiosas no local, interrompidas desde 1938”, completa a superintendente do Iphan-ES.

Histórico da Igreja dos Reis Magos
O conjunto arquitetônico de Reis Magos, construído entre os anos 1580 e 1615, com a ajuda dos índios tupiniquins, funcionou como núcleo de catequese indígena, ministrada por padres jesuítas, nos séculos XVI e XVIII. Na igreja, destacam-se como elementos artísticos integrados à arquitetura, o altar-mor com retábulo com quatro colunas em estilo salomônico, ladeando a pintura que representa os Três Reis Magos com Maria, José e o Menino Jesus.

A pintura Adoração de Reis Magos, localizada ao centro do altar-mor, é citada como a primeira pintura a óleo sobre madeira feita no Brasil. Datada de 1598, é atribuída ao padre jesuíta português Belchior Paulo, pintor quinhentista que esteve no Espírito Santo em 1598.

Igreja dos Reis Magos e Capela de Santa Luzia serão reinauguradas no Espírito SantoInscrita no Livro do Tombo Histórico e no Livro do Tombo das Belas Artes, em 1943, na época do tombamento a residência encontrava-se em estado de ruínas. Entre os anos de 1944 e 1945, o monumento sofreu uma grande obra de restauração. Em 2001, houve a última obra de restauro e, em 2006, o sítio arqueológico e a praça fronteiriça foram requalificados com tratamento paisagístico.

Histórico da Capela de Santa Luzia 
Construída no século XVI, a Capela de Santa Luzia é a edificação mais antiga de Vitória, fundada em 1551. Integrava uma grande fazenda construída também por uma residência, um engenho de açúcar e um espaço para a produção de farinha.

A Capela, erguida sobre uma pedra, com fundações e alicerces em alvenaria de pedra argamassada, apoiados diretamente e visíveis nas fachadas lateral e frontal, compõe o principal conjunto edificado da Vila de Vitória. Já passou por significativas modificações, tanto na edificação, bem como em seu entorno, principalmente, durante as intervenções modernizadoras do século XX.

Considerado um bem de grande valor histórico e cultural, a Capela de Santa Luzia é um marco do início da colonização do Espírito Santo. O prédio funcionou como Igreja até 1928, depois como Museu de Arte Sacra do Espírito Santo durante o período de 1950 a 1970. Também já foi Galeria de Arte e Pesquisa da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) entre 1976 a 1994 e abrigou a Superintendência do Iphan-ES entre 1996 e 2001.

Serviço:
Reinauguração da Capela de Santa Luzia
Data:
02 de dezembro de 2019, às 10h.
Local: Rua José Marcelino, s/nº - Centro, Vitória.

Reinauguração da Igreja Reis Magos
Data:
02 de dezembro de 2019, às 14h30.
Local: Tv. Reis Magos II - Nova Almeida Centro, Serra.

 

Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan
comunicacao@iphan.gov.br
Carlos Balbino – carlos.balbino@iphan.gov.br
(61) 2024-5513 / 2024-5516 / (61) 99381-7543
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin