Projeto em Porto Calvo (AL) promove Educação Patrimonial pela arte

Grupo Trampolim, em Porto Calvo (AL)

Formado por alunos da rede pública, Grupo Trampolim encenará peça no Fortim Bass, monumento histórico do estado

 

Reinventar o olhar sobre o Patrimônio Cultural por meio da educação. Esse é o objetivo do Grupo Trampolim, projeto desenvolvido pelo educador social Gilvan Ciríaco com o apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em Alagoas (Iphan-AL) no município de Porto Calvo (AL). Fomentando práticas que possibilitam a interação da comunidade com o patrimônio local de uma maneira dinâmica, lúdica e transformadora, a ação tem aproximado crianças e adolescentes das referências culturais da cidade.

O grupo é formado por alunos das redes públicas de ensino da cidade, tendo como público prioritário crianças e adolescentes sem escolaridade ou cursando os ensinos fundamentais e médios com idade entre nove e 25 anos de idade. Em seu auge, a ação já conseguiu atingir 80 jovens da cidade.

Há cerca de seis meses, os participantes começaram ensaiar um espetáculo que busca desenvolver a compreensão histórica das referências culturais do munícipio com a utilização da expressão corporal e da dança. Além de valorizar o Patrimônio Cultural e seu pertencimento, a iniciativa estabelece o exercício da cidadania. “Os alunos vivem em áreas de extrema violência, sem expectativas. A ação nasce também com o compromisso de propor novos parâmetros para os alunos, onde todos possam ter oportunidades”, destaca Gilvan, que também assina a direção e concepção geral do espetáculo.

Formado por nove atos, a peça Os últimos dias de Calabar utiliza o trabalho de corporeidade em diálogo com fatos históricos. A proposta é fazer uma encenação no Fortim Bass, monumento histórico construído no século XVII pelos holandeses, descoberto em 2015 por meio da pesquisa arqueológica coordenada pela Superintendência do Iphan-AL.

Para a arqueóloga do Iphan-AL Rute Barbosa, o projeto potencializa a importante construção coletiva de proteção, apropriação e valorização das referências históricas que formam o patrimônio local como algo coletivo.

Fortim Bass em Porto Calvo - AL

Fortim Bass
O Fortim Bass está localizado na Ilha de Guedes e foi identificado a partir da pesquisa arqueológica de reconhecimento da cartografia holandesa entre os municípios de Porto Calvo e Porto de Pedras. Os resultados dos estudos demonstraram que o local funcionou durante o período colonial como um ponto militar para os holandeses, onde ficavam armamentos, munição, alimentos para tropa, entre outras funções. 

O pequeno forte de terra funcionou como ponto estratégico dos holandeses no período colonial. A Bacia do Rio Manguaba era um reduto militar que guarnecia a ilha em frente ao varadouro da cidade de Porto Calvo. O fortim era uma linha de defesa da vila que foi determinante ao domínio territorial holandês no século XVII. A atividade arqueológica na região tem demonstrado a importância da pesquisa para evitar a perda de informações e, gradativamente, a reconstrução dos aspectos da vida dos cidadãos nos primeiros tempos do Brasil colônia.

Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan

comunicacao@iphan.gov.br
Raphael von Sohsten - raphael.sohsten@gmail.com
(82) 3321-6073 - 3223-3836
Liana Costa – liana.carmo@iphan.gov.br 
(61) 2024-5523 - 2024-5516 
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin