Obras de conservação da Casa e Chácara Barão de Monjardim terão início em Vitória (ES)

Obras de conservação da Casa e Chácara Barão de Monjardim terão início em Vitória (ES)

Serviço contratado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional custará aproximadamente R$ 700 mil e deve ser concluído em sete meses

Fechada para visitação desde setembro deste ano, a Casa e Chácara Barão de Monjardim, localizada no município de Vitória (ES), voltará a abrir as portas em 2020 após passar por obras de conservação. O serviço contratado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) terá início no dia 06 de janeiro e deve ser concluído dentro do período de sete meses.

O cronograma de ações, cujo investimento estimado é de aproximadamente R$ 700 mil, prevê intervenções no telhado, forro, piso, alvenarias e sistema de drenagem.

Tombada na esfera federal, a Casa e Chácara Barão de Monjardim abriga o Museu Solar Monjardim - único museu federal localizado no estado e primeiro bem tombado pelo Iphan no Espírito Santo.

Histórico
Registrado no Livro do Tombo das Belas Artes em 25 de outubro de 1940, a “Casa e Chácara Barão de Monjardim - Museu Solar Monjardim” consiste em um conjunto urbano remanescente da Fazenda Jucutuquara - importante produtora de cana de açúcar e demais gêneros de subsistência que abasteciam a ilha de Vitória entre os séculos XVII e XIX. A residência, construída nas últimas duas décadas do século XVIII, foi erguida estrategicamente em relevo alto. Servia de ponto de referência para viajantes e possibilitava o controle sobre o engenho e a senzala.

Transmitida por herança, no século XIX o imóvel passou a ser a residência oficial da família Monjardim. No século XX, o conjunto foi tombado e reconhecido como Patrimônio Cultural pelo então Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN). Atualmente, abriga o Museu Solar Monjardim e disponibiliza acervo característico do cotidiano de uma família abastada do século XIX, com acervo diversificado composto de mobiliário, arte sacra, indumentária, armaria, estatuária, entre outras tipologias. Trata-se do único exemplar da arquitetura rural datada do período colonial no Espírito Santo.


Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan
comunicacao@iphan.gov.br
Carlos Balbino – carlos.balbino@iphan.gov.br
(61) 2024-5513 / 2024-5516 / (61) 99381-7543
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin