Pesquisa arqueológica revela estrutura centenária no Centro Histórico de Salvador (BA)

Achados arqueológicos na Praça Castro Alves, em Salvador

Local foi descoberto durante investigações de arqueologia histórica nas obras de requalificação da Praça Castro Alves e da Avenida Sete

 

Uma estrutura de concreto resquício da organização urbana de uma Salvador (BA) de séculos passados foi descoberta durante pesquisa arqueológica realizada na Praça Castro Alves, na capital baiana. O achado foi fruto de investigações arqueológicas motivadas pelas obras de requalificação do Centro Histórico de Salvador. 

A estrutura, de aproximadamente 100m², foi descoberta em uma escavação de 20 metros por 10 metros após prospecção arqueológica e uso de um georradar para identificação de materiais no solo. O material ainda está em estudo.

As suspeitas iniciais são de que os resquícios identificados podem ser as bases do palco do antigo Teatro São João, que foi construído a partir de 1806 e demolido em 1923 após um incêndio, ou uma fonte de água que pode ser até mesmo anterior ao teatro.

Por ser um trabalho de arqueologia histórica, as intervenções foram autorizadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que acompanha todos os achados e autoriza o resgate do material do solo. O superintendente Iphan na Bahia (Iphan/BA), Bruno Tavares, destacou que a obra de requalificação da Avenida Sete e Praça Castro Alves possui um vasto estudo arqueológico prévio.

“O Iphan já conhecia a possibilidade de achados como esse daqui da Praça Castro Alves. O estudo realizado previamente pela Prefeitura de Salvador também já apontava isso. A arqueologia vem antes, durante e depois das obras. No tocante a esse achado, o georradar encontrou a estrutura logo no início das prospecções e agora, no resgate, ela está sendo estudada de forma mais aprofundada”, afirmou Tavares.

Com a descoberta, a Prefeitura de Salvador, responsável pela intervenção, divulgou que a estrutura de concreto será incorporada ao projeto de requalificação da praça e mantida exposta, alterando o plano inicial da obra. 

Arqueologia
Mais de 10 mil artefatos históricos foram encontrados ao longo de toda a Avenida Sete durante as escavações. Dentre os achados recuperados estão faianças (cerâmicas) portuguesas do século XVI, cerâmicas de produção local e importação, moedas, cachimbos, contas de colares, ossos e até mesmo garrafas de vidro de produção industrial e artesanal. 

As estruturas da Igreja de São Pedro e uma fonte de água também foram encontradas durante as escavações na altura do Relógio de São Pedro. Uma bola de canhão, uma imagem de Nossa Senhora do Rosário ou da Saúde e a primeira urna de sepultamento indígena tupi-guarani na capital também foram descobertos durante o trabalho da arqueologia.

Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan

comunicacao@iphan.gov.br
Liana Costa – liana.carmo@iphan.gov.br 
(61) 2024-5523 - 2024-5516 
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin