Casa enxaimel do Sítio Tribess, em Pomerode (SC), é restaurada pelo Iphan

A entrega do bem será nesta quarta-feira, 05 de fevereiro, às 13h30

A cidade de Pomerode (SC) recebe nesta quarta-feira, 05 de fevereiro, a conclusão das obras de restauro da casa enxaimel de tijolos aparentes do Sítio Tribess, exemplar raro na região e representativa da história da ocupação da imigração alemã. Foram investidos R$ 178 mil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que também executou a obra.

Sítio TribessA edificação principal do Sítio recebeu substituição completa da cobertura, vedações em madeira e instalações elétricas, além da recuperação da estrutura em enxaimel, de alvenarias, pisos e esquadrias. O objetivo da ação foi recuperar a integridade da casa, mantendo as características que motivaram sua proteção como Patrimônio Cultural Brasileiro.

A entrega da residência está marcada para as 13h30, no próprio Sítio. Estarão presentes a superintendente do Iphan-SC, Liliane Nizzola; a chefe substituta do Escritório Técnico da Imigração em Pomerode, Suelen Artuso; e o prefeito de Pomerode, Ercio Kriek.

A casa integra o Conjunto Rural do Sítio Tribess, que, juntamente com  edificações e núcleos urbanos e rurais relacionados com a imigração em Santa Catarina, foi tombado pelo Iphan em 2007. Foi na casa, inclusive, que foi  lançado, no mesmo ano, os Roteiros Nacionais de Imigração, projeto do governo federal que se insere no conjunto de ações de reconhecimento e valorização da contribuição das diversas etnias na formação da identidade cultural brasileira.

Casa enxaimel
Comum na região do Médio Vale do Itajaí, a composição da casa enxaimel de tijolos aparentes, com rancho aos fundos, é representativa em Pomerode. No caso do Sítio Tribess, o pátio de serviços foi substituído por um espaço contíguo aos fundos da casa, logo após a cozinha e área de serviço, onde se inicia o rancho e ferramentas de trabalho e animais de criação doméstica marcam sua presença.

Na estrutura, destacam-se o embasamento em pedras, os encaixes das peças estruturais de madeira, sua relação com o rancho e a preservação de elementos originais (piso de tábuas largas no interior da casa, chão batido na entrada da cozinha, na área entre o rancho) e a ambientação interna; além da composição e integridade do rancho, com as baias para os animais, ferramentas de trabalho e embasamento de pedra, entre outras características que atestam sua autenticidade.

Pomerode
Há mais de um século, Pomerode preserva os traços culturais herdados dos colonizadores vindos, em sua maioria, da Pomerânia, região situada ao norte da Alemanha. Conhecida por suas tradições e belezas naturais, é intitulada a cidade mais alemã do Brasil.

Possui o maior acervo de casas enxaimel existente fora da Alemanha, mas a forte influência germânica vai muito além da arquitetura. O idioma alemão e seus dialetos  são, ainda hoje, falados pela maioria dos moradores. Os clubes de caça e tiro, os grupos folclóricos, as bandinhas típicas, a gastronomia, a dedicação ao trabalho e a fé religiosa fazem parte do cotidiano da população.

Serviço:
Entrega do restauro de casa enxaimel do Sítio Tribess
Data:
 05 de fevereiro de 2020, às 13h30
Local:  Sítio Tribess – Pomerode (SC)

Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan

comunicacao@iphan.gov.br
Clélia Lima – clelia.lima@iphan.gov.br
(61) 2024-5528 - 2024-5527
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin