Processo de revalidação da Renda Irlandesa tem início em Sergipe

Renda

Iphan organiza reunião com detentoras no próximo dia 10 de fevereiro, no município de Divina Pastora

 

Saber tradicional com origem europeia e ressignificado ao longo dos séculos pelas mãos de mulheres sergipanas, o Modo de Fazer Renda Irlandesa terá o processo de revalidação do título como Patrimônio Cultural do Brasil iniciado. Uma reunião organizada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em Sergipe (Iphan-SE) com as detentoras no dia 10 de fevereiro, no município de Divina Pastora (SE), marcará o início da pesquisa. 

A revalidação dos títulos de Patrimônio Cultural do Brasil para bens imateriais está prevista no Decreto 3.551/2000. Ela é realizada após dez anos do registro e tem como objetivo investigar a atual situação do bem cultural, levantar informações sobre as manifestações, averiguar a efetividade das ações de salvaguarda e verificar mudanças nos sentidos e significados atribuídos ao bem.

Além do encontro em Divina Pastora, o Iphan-SE organizará ao longo do mês de fevereiro outras reuniões com as rendeiras do estado. As questões e demandas levantadas nos eventos servirão como base para um documento técnico elaborado pelo Instituto, que também será posteriormente apresentado às detentoras em outros fóruns. 

O objetivo da ação é ampliar a participação das rendeiras nos processos de salvaguarda do bem, de modo a verificar a concordância do grupo com o processo de reavaliação, com o conteúdo do Parecer de Reavaliação a ser construído e com eventuais decisões e encaminhamentos sobre o estado do ofício como Patrimônio Cultural. 

Renda Irlandesa
O Modo de Fazer Renda Irlandesa, tendo como referência este ofício em Divina Pastora, em Sergipe, foi inscrito no Livro de Registro dos Saberes, em 2009. Constitui-se de saberes tradicionais que foram ressignificados pelas rendeiras do interior sergipano a partir de fazeres seculares, que remontam à Europa do século XVII, e são associados à própria condição feminina na sociedade brasileira, desde o período colonial até a atualidade. 

Trata-se de uma renda de agulha que tem como suporte o lacê, cordão brilhoso que, preso a um debuxo ou risco de desenho sinuoso, deixa espaços vazios a serem preenchidos pelos pontos. Estes pontos são bordados compondo a trama da renda com motivos tradicionais e ícones da cultura brasileira, criados e recriados pelas rendeiras.

Serviço:
Reunião de Reavaliação do Modo de Fazer Renda Irlandesa

Data: 10 de fevereiro de 2020, às 14h
Local: Sede do Conselho Tutelar de Divina Pastora
Rua Santa Rosa, s/n  – Divina Pastora/SE


Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan

comunicacao@iphan.gov.br
Liana Costa – liana.carmo@iphan.gov.br 
(61) 2024-5516 - 2024-5511 
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin