Campanha nas redes sociais celebra 60 anos de Brasília

Projeto #Brasília60 promoverá ação cultural interativa com seguidores e trará curiosidades sobre a história e a cultura da capital federal

 

Uma das maiores realizações urbanística do século XX, Brasília, a cidade que já nasceu monumento a partir das linhas e curvas de mestres modernistas, completa 60 anos em 2020. Para celebrar o aniversário da capital federal, reconhecida como Patrimônio Cultural Brasileiro e como Patrimônio Cultural Mundial, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) lança, a partir desta segunda-feira, dia 09 de março, a campanha #Brasília60 nas redes sociais. 

Como parte do projeto, o Iphan desenvolverá três iniciativas. Do dia 09 de março ao dia 14 de abril, usuários de redes sociais poderão participar da ação cultural 60 segundos de Brasília. A partir do envio de vídeos curtos produzidos por seguidores em locais de relevância histórica e cultural da cidade, a atividade resultará uma vídeo-colagem sobre a diversidade e a memória da capital federal.

Para efetivar a participação, os interessados deverão enviar seus vídeos para o e-mail audiovisual@iphan.gov.br. Os vídeos devem ser transmitidos em formato MP4 com resolução HD ou superior, das 14h do dia 09 de março de 2020 às 18h do dia 14 de abril de 2020, horário de Brasília, conforme o regulamento da ação

Em comemoração às três décadas de tombamento do conjunto urbano de Brasília como Patrimônio Cultural Brasileiro, o Iphan também publicará em suas redes sociais 30 curiosidades sobre a ocupação, a construção e a ressignificação de monumentos e manifestações culturais da capital federal. 

Durante o período, as páginas e perfis oficiais do Instituto em plataformas digitais ganharão ainda uma nova identidade visual em homenagem ao aniversário de Brasília. A arte toma como referência importantes ícones da cidade, como as cores da azulejaria do artista plástico Athos Bulcão, o traçado de Lúcio Costa e a arquitetura de Oscar Niemeyer. 

Brasília
Nascida do projeto criado por Lúcio Costa, Brasília começou a ser construída em 1957 e foi inaugurada em 21 de abril de 1960. Nesta data, apenas algumas das edificações mais representativas, como o Congresso Nacional e o Palácio do Planalto, e alguns blocos residenciais nas superquadras – ainda em processo de urbanização – estavam, efetivamente, concluídos.

O conjunto urbanístico que se constitui no principal artefato urbano produzido em consonância com os princípios urbanísticos e arquitetônicos do movimento moderno é fruto do projeto nacional de modernização do país conduzido pelo então presidente Juscelino Kubitschek. Sua construção e consolidação como capital do Brasil compõem um fenômeno geopolítico e social de grande importância para a história brasileira.

Brasília consta como o primeiro conjunto urbano do século XX reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como Patrimônio Cultural Mundial, tendo recebido o título em 1987.

O reconhecimento como Patrimônio Cultural Brasileiro veio três anos depois, em 1990, com a inscrição do conjunto urbanístico-arquitetônico da capital no Livro de Tombo Histórico pelo Iphan. A racionalidade na divisão de funções urbanas, os espaços amplos e generosos de vegetação no interior das superquadras, as edificações erigidas sobre pilotis e a monumentalidade do eixo monumental, com seus palácios, praças e esculturas, são algumas das marcas que tornam Brasília uma cidade única.

Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan

comunicacao@iphan.gov.br
(61) 2024-5516 - 2024-5511 
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin