Comitê executivo do Crespial realiza primeira reunião de 2020

Gestores do Patrimônio Cultural da América Latina na 25 reunião do Conselho Executivo do CrespialO Brasil, um dos 16 países da América Latina que integram o Centro Regional para a Salvaguarda do Patrimônio Imaterial da América Latina (Crespial), participa das discussões realizadas pelo Comitê Executivo Centro Internacional, que estará reunido em Cusco, Peru, nos dias 11 e 12 de março. 

O país, representado pelo diretor do Departamento do Patrimônio Imaterial do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (DPI/Iphan), Hermano Queiroz, fará contribuições às propostas de novo projeto multinacional que visa à salvaguarda de Patrimônios Imateriais da América Latina. O objetivo desse projeto é fortalecer a Cooperação Sul-Sul através do trabalho colaborativo multinacional. 

Crespial
O Crespial foi criado em 2006, a partir de acordo entre a Unesco e o governo do Peru, com o objetivo de promover e apoiar ações de salvaguarda e proteção do vasto Patrimônio Cultural Imaterial dos povos da América Latina. Os Núcleos Focais do Crespial são dezesseis e correspondem aos seguintes países membros: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Equador, Guatemala, México, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.

O Centro Internacional possui um Conselho de Administração (CAD), no qual representantes de todos os países membros participam junto com um representante da Unesco e um Comitê Executivo (COE), composto por cinco países. Um deles é o Brasil, que integra o Comitê de 2019 até 2022.  

Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan

comunicacao@iphan.gov.br
Mécia Menescal – mecia.menescal@iphan.gov.br 
(61) 2024-5512- 2024-5513 - 2024-5531
(61) 99381-7543
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin