Igrejas de Glaura e Itapanhoacanga, em Minas Gerais, serão restauradas

Matriz de Santo Antônio de Glaura
 

Dois importantes bens tombados individualmente pelo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e representantes singulares da arquitetura religiosa de Minas Gerais, as Igrejas Matriz de Santo Antônio de Glaura, em Ouro Preto (MG) e Matriz de São José de Itapanhoacanga, em Alvorada de Minas (MG), serão restaurados. As obras são frutos de dois Termos de Compromisso firmados entre o Iphan e a Vale e entre o Iphan e a Anglo American, somando um valor total de 7,1 milhões. 

Serão executadas obras civis e serviços de elementos artísticos nas duas igrejas, além de implantação de sistema de proteção de descargas atmosféricas, alarme e proteção a incêndios, hidrossanitário e sonorização na Matriz de Itapanhoacanga. A previsão é de 24 meses para a entrega das igrejas totalmente restauradas às comunidades.

Matriz de Santo Antônio de Glaura

Localizada na Praça da Matriz no distrito de Glaura, em Ouro Preto (MG), a Igreja Matriz teve a primeira parte da obra de restauração concluída no dia 30 de agosto de 2019, quando foram realizados serviços emergenciais e essenciais à manutenção da igreja. O início da construção do tempo foi em torno de 1751, substituindo uma antiga igreja de madeira, de 1723 e situada em outro ponto do arraial. Presume-se que as obras foram concluídas em 1764, data gravada na peanha da cruz do frontispício. A igreja foi tombada pelo Iphan em 1962.

A Igreja matriz havia sido interditada em 2016 devido ao risco de desabamento. Desde então a comunidade do distrito ouro-pretano se mobiliza para ter de volta seu espaço de celebrações, e acompanha cada etapa do projeto. 

Matriz de São José de Itapanhoacanga

Construída em 1785 como capela filial da Matriz da Vila do Príncipe (atual município de Serro), a Igreja ostenta belas pinturas decorativas de Manuel Antônio, compondo‐se de doze painéis que representam cenas da vida de São José e da infância de Jesus. Tombada em 1972, a igreja passou por obras de restauração entre os anos 1999 e 2000.

O povoado de Itapanhoacanga, que pertencia ao antigo distrito do Serro do Frio, passou a pertencer ao município de Alvorada de Minas em 1962. Por muito tempo foi antigo pouco no Caminho dos Diamantes e da Estrada Real, que ligava o Serro a Ouro Preto.

 

Mais informações para a imprensa

Assessoria de Comunicação Iphan
comunicacao@iphan.gov.br
André Brasil – andre.nogueira@iphan.gov.br
(31) 3222-2440

www.iphan.gov.br

www.instagram.com/IphanGovBr | www.facebook.com/IphanGovBr
     www.twitter.com/IphanGovBr | www.youtube.com/IphanGovBr

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin