Iphan fará recuperação da Ruína da Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos em Natividade (TO)

Ruína da Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos será restaurada em Natividade (TO)Serviços de conservação incluem a recuperação da estrutura da edificação e o tratamento das superfícies em pedra e tijolo

A estrutura de um dos monumentos mais emblemáticos de Natividade (TO) - a Ruína da Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos - será recuperada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A iniciativa visa evitar a degradação causada pela ação do tempo. Além da consolidação da alvenaria, será feita a recuperação da estrutura e o tratamento das superfícies da edificação de pedra e tijolo.

Após a conclusão dos serviços de conservação, que devem ser executados em três meses, o monumento também será sinalizado. O valor estimado de todo o serviço é de aproximadamente R$348mil. 

“O projeto inicial era que os serviços fossem feitos num canteiro aberto para que a comunidade pudesse acompanhar a execução e conhecer o trabalho realizado no local. A ideia era aproveitar a ocasião para alertar a população sobre os riscos de subir nas pedras, já que essa atitude degrada e danifica esse monumento importantíssimo da nossa paisagem, que é do século XVIII” explica a superintendente do Iphan-TO, Cejane Muniz, ao alertar que, por enquanto, as visitas estão suspensas, mas tão logo seja possível serão novamente autorizadas.

No mesmo período, será feita a estabilização estrutural de um imóvel residencial também no município de Natividade. O reforço na edificação localizada em área tombada será feito com base no artigo 19 do Decreto Lei nº 25/1937. A legislação prevê que o proprietário que não dispuser de recursos para providenciar obras de conservação e reparação deve comunicar “a necessidade das mencionadas obras, sob pena de multa correspondente ao dobro da importância em que for avaliado o dano sofrido” pelo bem tombado. O custo estimado desse serviço é de cerca de R$ 141mil.

Ruína da Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos será restaurada em Natividade (TO)

Ruína da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos
Localizada no Largo do Rosário, a edificação é um remanescente da arquitetura religiosa do século XVIII, construída em pedra e tijolos artesanais. A obra ficou inacabada e se caracteriza como uma ruína.

A edificação, tombada pelo Iphan, está inserida no Conjunto Arquitetônico, Paisagístico e Urbanístico de Natividade. O monumento apresenta paredes que delimitam o espaço que seria constituído pela capela-mor, vestígios da fundação da nave e das capelas laterais e negativos de encaixes de cobertura que indicam a existência de cobertura nas capelas laterais (sacristia e consistório). A fachada principal é marcada pelo arco do cruzeiro em tijolos artesanais, composto por pilastra com capitel, fuste e base.

 

Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan
comunicacao@iphan.gov.br
Carlos Balbino – carlos.balbino@iphan.gov.br
(61) 2024-5513 / 2024-5516 / (61) 99381-7543
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin