Agenda apresenta ações dos detentores de bens culturais registrados no Rio Grande do Norte

Literatura de Cordel, Capoeira e Teatro de Bonecos são alguns dos bens culturais que são a cara do Rio Grande do Norte. Presentes em vários estados do Nordeste, eles são reconhecidos como Patrimônio Cultural do Brasil e representam parte importante da identidade do povo brasileiro. Durante esse período de pandemia de novo coronavírus e das medidas de distanciamento social, esses bens se reinventam e encontram formas de continuar e até mesmo de expandir sua atuação.

Teatro de Bonecos Popular do NordestePensando nisso, os grupos culturais potiguares vêm realizando apresentações e debates com transmissão virtual, nas chamadas lives que se tornaram a grande programação nas casas brasileiras durante a pandemia. Para apoiar e ampliar a visibilidade desse esforço coletivo, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) irá divulgar uma agenda representativa da diversidade dessas ações, reunindo atividades promovidas por detentores na última semana de cada mês.

A ideia é incrementar a agenda cultural online mensalmente, conforme as programações sejam definidas e indicadas ao Iphan pelos próprios grupos detentores, sempre com uma atividade de cada temática: Literatura de Cordel, Capoeira e Teatro de Bonecos – apresentando ao público um pouco da riqueza singular desses bens culturais. A proposta surgiu da necessidade de divulgar as ações e bate-papos que já vinham sendo realizados, a fim de incentivá-los, mas também para mostrar a todo o Brasil um pouco das expressões e manifestações culturais típicas do Nordeste e, mais especificamente, do Rio Grande do Norte. 

Bens culturais registrados no RN
Mulheres capoeiristasO Estado do Rio Grande do Norte possui seis bens culturais registrados pelo Iphan como Patrimônio Cultural do Brasil. São eles: Ofício das Baianas de Acarajé, a Roda de Capoeira, o Ofício dos Mestres de Capoeira, a Festa de Sant’Ana de Caicó, o Teatro de Bonecos Popular do Nordeste e a Literatura de Cordel. A maioria deles possui abrangência nacional, como o caso dos bens relativos à Capoeira, ou regional, como a Literatura de Cordel e o Teatro de Bonecos.

A programação de lives e demais atividades virtuais tem sido uma estratégia importante para esses grupos durante o momento de distanciamento social, onde a internet e as redes sociais têm se consolidado como verdadeiros pontos de encontro e produção de cultura. De diversas maneiras, elas são uma forma de divulgar a atuação dos detentores, estimular seus trabalhos e, em muitos casos, de oportunizar a continuidade de grupos e centros culturais. 

Literatura de CordelAgenda da última semana de maio
Às quartas-feiras, por exemplo, já são sinônimo das trocas em torno da Literatura de Cordel, promovidas pela Estação do Cordel. O grupo vem conduzindo o projeto Cordel em Movimento, que chega, no dia 27 de maio, a sua 10ª edição seguida. O bate-papo da vez será com a cordelista Tonha Mota, presidente da Academia Norte-rio-grandense de Literatura de Cordel.

Também nessa quarta-feira, dia 27 de maio, o Teatro de Bonecos do Nordeste ganha seu espaço em apresentação virtual de Lourdinha Medeiros. Professora, cordelista, artesã e calungueira (forma tradicional de se referir aos bonequeiros e bonequeiras no Rio Grande do Norte), ela irá promover um diálogo destinado às mulheres, com arte, poesia e contação de histórias para debater a arte popular em tempos de crise.

Já no dia 28 de maio será a vez da comunidade capoeirista do Rio Grande do Norte falar sobre o processo de salvaguarda de suas ações, fazendo uma retrospectiva do que foi realizado entre os anos de 2014 a 2020. Conduzido pelo Mestre Perninha, o bate-papo também incentiva a realização de doações para os grupos de capoeira, e será transmitido pela página do Conselho de Mestres de Capoeira do RN no Facebook. Confira:
 

  Data e horário Informações Transmissão
Literatura de Cordel 27 de maio, às 17h Bate-papo com a cordelista Tonha Mota Instagram: Estação do Cordel
Teatro de Bonecos 27 de maio, às 19h30 A arte popular em tempos de crise, com a calungueira Lourdinha Medeiros Instagram: Coletivo Lydias Brasileiras
Capoeira 28 de maio, às 20h Uma retrospectiva de 2014 a 2020 sobre a Salvaguarda de Capoeira no RN, conduzida pelo Mestre Perninha Facebook: Mestres de Capoeira do RN


Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan

comunicacao@iphan.gov.br
Déborah Gouthier – deborah.gouthier@iphan.gov.br
(61) 2024-5516 - 2024-5533 
www.iphan.gov.br
www.instagram.com/IphanGovBr | www.facebook.com/IphanGovBr
www.twitter.com/IphanGovBr | www.youtube.com/IphanGovBr

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin