Doceiros de Pelotas (RS) criam canal de vendas virtual na celebração do aniversário da cidade

Ferramenta foi desenvolvida como forma de comercialização durante a pandemia

Tradições Doceiras da Região de Pelotas e Antiga Pelotas (Arroio do Padre, Capão do Leão, Morro Redondo, Turuçu)

Reconhecidas como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, as tradições doceiras da região de Pelotas e antiga Pelotas (RS) são um saboroso traço da cultura gaúcha. Os doces, finos e coloniais, são o resultado de uma receita que combina identidades e saberes repassados entre gerações e que ajudam a levar o nome e um pouco da essência da cidade para todos os cantos do país. Por essa importância, foram escolhidos como tema da celebração dos 208 anos de Pelotas, comemorados no dia 7 de julho.

Para as festividades, a Associação de Produtores de Doces de Pelotas Doce Pelotas criou, em parceria com a Prefeitura Municipal e o Sebrae, um canal de vendas que será lançado nesta sexta-feira, 03 de julho. A ideia é disponibilizar um serviço de entrega ou retirada dos produtos por meio do aplicativo Aiqfome e assim valorizar o trabalho das famílias doceiras e oferecer uma nova maneira de comercialização, já que muitas delas tiveram seu sustento prejudicado com a pandemia do novo coronavírus. A Feira Nacional do Doce (Fenadoce), considerada um dos mais importantes eventos para a economia e turismo da região e que tinha previsão de ser realizada entre 29 de maio e 14 de junho, foi adiada como medida de saúde e segurança da população.

A nova forma de comercialização dos doces integra uma iniciativa da Prefeitura, com o apoio de instituições como o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o Sesc e a Fecomércio, que organizou uma programação com diversas atividades virtuais para celebrar o aniversário de Pelotas, entre os dias 1º e 12 de julho. Ainda como parte da programação estão o lançamento da nova versão do aplicativo Turismo Virtual em Pelotas e outras ações interativas, como um almanaque e um quiz que apresentam parte do Conjunto Histórico da cidade, também protegido pelo Iphan como Patrimônio Cultural Brasileiro.

Pelotas: Patrimônio Cultural
Em maio de 2018, o Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural aprovou, pela primeira vez a um só tempo, a pertinência dos dois principais instrumentos de proteção de competência do Iphan – tombamento e registro – para a cidade, englobando o Conjunto Histórico de Pelotas e as Tradições Doceiras da Região de Pelotas e Antiga Pelotas (Arroio do Padre, Capão do Leão, Morro Redondo, Turuçu). A decisão simbolizou a integração entre as dimensões material e imaterial do Patrimônio Cultural, destacando a história e as características da cidade como uma composição desses dois opostos complementares, simbolizados pela dicotomia entre o sal (da produção de charque) e o açúcar (da produção doceira). 
 

Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan

comunicacao@iphan.gov.br
Déborah Gouthier – deborah.gouthier@iphan.gov.br
(61) 2024-5516 - 2024-5533 
www.iphan.gov.br
www.instagram.com/IphanGovBr | www.facebook.com/IphanGovBr
www.twitter.com/IphanGovBr | www.youtube.com/IphanGovBr

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin