Oficina virtual mobiliza comunidades ao redor de fortificações de Santa Catarina

Fortaleza de Santa Cruz de Anhantomirim, em Governador Celso Ramos (SC)A candidatura do Conjunto de Fortificações do Brasil a Patrimônio Mundial dá mais um passo, mesmo durante a pandemia de Covid-19. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) realiza nesta segunda-feira, dia 06 de julho, a ação Construindo a declaração de significância dos Planos de Conservação das fortificações em Santa Catarina: metodologias participativas virtuais. Além dos técnicos do Iphan, participam os membros do grupo técnico estadual de Santa Catarina e representantes das comunidades de Governador Celso Ramos e Florianópolis, onde os bens culturais se situam. 

Realizadas no âmbito da preparação da candidatura, as oficinas buscam inserir a dimensão afetiva do Patrimônio Cultural nos Planos de Conservação dos monumentos. Isso torna os processos de valorização e preservação mais efetivos, na medida em que as decisões não são tomadas apenas por especialistas, mas, principalmente, pelas pessoas que vivenciam e ressignificam os bens culturais. Os técnicos do Iphan usarão ferramentas virtuais; nuvens de palavras e metodologias participativas, nas quais a reflexão é provocada por uma série de perguntas voltadas para fomentar a participação.

Usados por diversos países há mais de 30 anos, os planos de conservação são recomendados pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) para subsidiar a gestão de sítios reconhecidos como Patrimônio Mundial. Dentro das competências do Iphan, a ferramenta é usada para orientar intervenções em monumentos e demonstrar o alinhamento do país às melhores práticas internacionais de conservação dos bens culturais.

Para a Chefe do Núcleo de Educação Patrimonial, vinculado ao Departamento de Cooperação e Fomento do Iphan (NEP/Decof), Sônia Rampim, realizar a ação de modo virtual é desafiador, mas, ao mesmo tempo, abre um leque de possibilidades. "Tem um lado bem interessante que é a ampliação da rede de atores e de pessoas inseridas no debate sobre a preservação desses bens. Além disso, a iniciativa gera a sensação de que não estamos sozinhos no enfrentamento a este momento tão difícil", explica.

Fortificações brasileiras candidatas a Patrimônio Mundial
A candidatura seriada do Conjunto de Fortificações do Brasil a Patrimônio Mundial é uma iniciativa que inclui 19 monumentos em dez estados do país, dois deles em Santa Catarina (fortalezas de Santa Cruz de Anhatomirim, em Governador Celso Ramos, e Santo Antônio de Ratones, em Florianópolis). Importantes testemunhos do histórico de ocupação, defesa e integração do território nacional, a inclusão dos fortes e fortalezas na lista de bens de excepcional valor universal criará um compromisso internacional para reforçar sua preservação.

Serviço:
Construindo a declaração de significância dos Planos de Conservação das fortificações em Santa Catarina: metodologias participativas virtuais

Data: 06 de julho de 2020, às 14h30
Local: em casa

Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan

comunicacao@iphan.gov.br
Taís Arruda – tais.arruda@iphan.gov.br
(61) 2024-5513 - 2024-5516
www.iphan.gov.br
www.instagram.com/IphanGovBr | www.facebook.com/IphanGovBr
www.twitter.com/IphanGovBr | www.youtube.com/IphanGovBr

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin