Após dois anos de pesquisa, bairros catarinenses ganham app, mapa turístico e livros

Um mapa turístico ilustrado em aquarela, um aplicativo para celular, disponível para Android e iOS, e dois livros que reúnem histórias dos bairros de Rio da Luz, no município de Jaraguá do Sul, e Testo Alto, em Pomerode, ambos em Santa Catarina, compõem o projeto Lumiar, que vai realizar o lançamento online dos produtos às 19h desta quinta-feira, 8. Resultado de dois anos de pesquisa junto às comunidades dos bairros, o evento de lançamento recebe apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Em 2007, os dois bairros foram tombados como Patrimônio Cultural do Brasil pelo Iphan, autarquia vinculada ao Ministério do Turismo e à Secretaria Especial da Cultura. Congregando lugares, sabores, celebrações e construções, os bairros moldam memórias das heranças de imigrações europeias. Com a participação dos moradores, o material foi criado para reconhecer e divulgar representações da identidade cultural local, dentre elas a Rota Lumiar, trajeto que une os dois bairros por seus atrativos culturais turísticos. 

Os produtos serão disponibilizados simultaneamente na versão digital. O evento contará com sorteios de itens e serviços da região, como as famosas bolachas, hospedagens, passeios guiados, café rural, vale-compras, entre outros, oferecidos pelos participantes da Rota Lumiar.

O encontro contará com a participação do Iphan-SC e da equipe que atuou na fase de elaboração e realização das ações contempladas no projeto. Também participam as empresas Copel (que financia o trabalho), IG Transmissão e Distribuição e Espaço Arqueologia. Nos próximos dias, haverá distribuição gratuita de cópias dos livros às comunidades envolvidas, além de escolas, secretarias de educação, prefeituras, bibliotecas, museus da região.

O Projeto

Desde 2018, a equipe do Projeto Lumiar busca entender os modos de vida, história e as transformações ocorridas com a chegada de imigrantes europeus no século XIX. O Projeto surgiu como medida compensatória para o licenciamento ambiental, mecanismo indispensável para que se implantasse a linha de transmissão na faixa territorial Blumenau-Curitiba. 

A pesquisa contemplou o mapeamento da cultura local envolvendo saberes, celebrações, lugares e formas de expressão das comunidades, documentados por meio de entrevistas, fotografias e peças audiovisuais. Já para o levantamento arquitetônico, foram elaborados croquis de dez edificações históricas e seu entorno para ilustrar as técnicas construtivas presentes na região, junto a fotografias e relatos dos moradores. A população participou ativamente da pesquisa, partilhando suas memórias e saberes

 

Serviço

Lançamento dos produtos finais do Projeto Lumiar

Data: 8 de outubro, às 19h

Link de acesso: https://bit.ly/2ZPUDcC

Mais informaçõeshttps://www.projetolumiar.com

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin