Livro sobre aplicação de inventários participativos em Ceilândia (DF) é lançado

 Fruto da mobilização de 250 pessoas ao redor da construção coletiva de referências culturais locais, será lançado, nesta quinta-feira (19), o livro Ceilândia, minha quebrada é maior que o mundo. O projeto foi executado em uma parceria entre o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF).

A publicação, já disponível em formato digital no site do Iphan, será apresentada ao público dentro da programação das Jornadas do Patrimônio do Distrito Federal, evento virtual da SEEDF. Na ocasião, técnicos do Instituto e outros atores envolvidos na construção do livro compartilharão as vivências com esse processo de construção coletiva.

O volume relata a experiência de aplicação de inventários participativos em escolas da rede pública de Ceilândia, região administrativa mais populosa do Distrito Federal. A ferramenta, criada pela autarquia e por parceiros, tem caráter colaborativo, colocando a comunidade como protagonista na identificação de suas próprias referências culturais. Em Ceilândia, ela foi trabalhada junto aos estudantes entre junho e dezembro de 2019, resultando na produção de materiais como músicas, poemas, redações, fotografias e ilustrações.

“Fruto de um esforço coletivo, essa obra é a concretização da visão do Iphan sobre o Patrimônio Cultural – algo definido pelas e com as pessoas que o vivem. Sem o engajamento desses atores, o projeto não seria possível", ressalta Saulo Diniz, superintendente do Iphan-DF.

Além da disponibilização virtual, cinco mil exemplares do volume já foram impressos. Eles serão entregues a todas as bibliotecas públicas e da rede de educação pública do Distrito Federal. A ação também deu origem a um Caderno de Apoio, com conteúdos de referência aos docentes que forem trabalhá-lo em sala de aula, e um perfil no Instagram, cujo conteúdo também é produzido de forma colaborativa.

A obra é o segundo volume da coleção Patrimônio para jovens, voltada ao público infanto-juvenil com a proposta de se trabalhar, em linguagem acessível e didática, conteúdos de Patrimônio Cultural e educação patrimonial. O primeiro volume, Athos colorindo Brasília, foi lançado em 2017 e reimpresso duas vezes, em 2018 e 2020.

Serviço:
Lançamento do livro Ceilândia, minha quebrada é maior que o mundo

Quando: 19 de novembro de 2020, das 10h às 12h
Onde: evento digital Jornadas do Patrimônio do Distrito Federal (acompanhe aqui)

Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan

comunicacao@iphan.gov.br
Taís Arruda – tais.arruda@iphan.gov.br
(61) 2024-5513 - 2024-5516
www.iphan.gov.br
www.instagram.com/IphanGovBr | www.facebook.com/IphanGovBr  
www.twitter.com/IphanGovBr | www.youtube.com/IphanGovBr

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin