Evento online marca dez anos do Inventário Nacional de Diversidade Linguística

Evento online celebra 10 anos do INDLEm 2020, o Decreto nº 7.387/2010, que instituiu o Inventário Nacional da Diversidade Linguística, completa dez anos de vigência. Para celebrar o marco e relembrar os projetos executados ao longo dessa década, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) promoverá um ciclo de conversas online. O evento, gratuito e aberto ao público, acontecerá entre os dias 24 e 26 de novembro e será transmitido ao vivo pelo canal da autarquia no YouTube.

Participarão técnicos do Iphan e especialistas de instituições parceiras que também se engajam na preservação da diversidade linguística. O objetivo é relembrar algumas das principais ações executadas desde a criação do INDL, fazendo o balanço do que foi realizado até o momento e traçando planos para o futuro. 

Desde a criação do inventário, consagrando-o como política de Estado, diversas línguas já foram estudadas. O objetivo é promover a produção de conhecimento sobre as mesmas e, ao mesmo tempo, engajar as comunidades de falantes, garantindo a sua continuidade. Além disso, sete delas já foram reconhecidas como Referência Cultural Brasileira. Seis são de origem indígena (Asurini; Guarani M'bya; Nahukuá; Matipu; Kuikuro e Kalapalo) e uma de imigração, o Talian. 

Com aproximadamente 250 idiomas falados em todo o território nacional, o Brasil tem a maior diversidade linguística da América Latina. Além do português e de suas variantes, há línguas de imigração, indígenas, de sinais, crioulas e afro-brasileiras. O INDL é um marco para seu mapeamento, continuidade e reconhecimento como Patrimônio Cultural, daí a importância de se fazer um balanço dos seus dez anos.

Além de uma década do INDL, neste ano o instrumento do registro de bens imateriais como Patrimônio Cultural do Brasil, a Política de Salvaguarda do Patrimônio Imaterial e o Inventário Nacional de Referências Culturais completam 20 anos. Comprometido com a celebração desses marcos e com o contexto de distanciamento social, o Iphan realizou uma série de eventos digitais resgatando o trabalho realizado ao longo do período. 

A Política Nacional de Diversidade Linguística
O processo de construção da Política Nacional de Diversidade Linguística começou em 2007. Na ocasião, a Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados promoveu uma audiência pública para apresentar a metodologia do inventário, bem como os mecanismos legais para a sua implementação. O Iphan foi parceiro do evento.

Nos anos de 2008 e 2009, o Iphan realizou oito projetos-piloto na área de diversidade linguística. Foram incluídas línguas das mais variadas origens, faladas por comunidades de distintos portes.  

A partir de 2010, quando a Política Nacional de Diversidade Linguística se tornou, oficialmente política pública, o instituto realizou diversas ações. Entre elas, estão amplos levantamentos sobre a situação dos idiomas falados no país; eventos; o estabelecimento de projetos de cooperação nacionais e internacionais e a participação no Ano Internacional de Línguas Indígenas, promovido pela Organização das Nações Unidas para a Educação Ciência e Cultura (Unesco) ao longo de 2019.

Serviço:
Conversas online - 10 anos do INDL
Quando:
24 a 26 de novembro. A programação será divulgada em breve.
Onde: canal do Iphan no YouTube.

Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan

comunicacao@iphan.gov.br
Taís Arruda – tais.arruda@iphan.gov.br
(61) 2024-5513 - 2024-5516
www.iphan.gov.br
www.instagram.com/IphanGovBr | www.facebook.com/IphanGovBr  
www.twitter.com/IphanGovBr | www.youtube.com/IphanGovBr

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin