Iphan participa de debate sobre patrimônio e práticas culturais em simpósio no Ceará

Iphan participa de debate sobre patrimônio e práticas culturais em simpósio no Ceará

Pela quarta vez consecutiva, o Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional do Ceará (Iphan-CE) atuará como parceiro do Simpósio Nacional sobre Patrimônio e Práticas Culturais, que acontecerá, virtualmente, entre os dias 23 a 27 de novembro. Neste ano, o evento traz como tema central “Perspectivas Transdisciplinares da Patrimonialização e dos Saberes-Fazeres”. O intuito do evento é promover um espaço de discussão da valorização da cultura popular, relacionado a ações de salvaguarda da Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio em Barbalha bem cultural registrado pelo Iphan em 2015.

O evento é promovido por um conjunto de instituições que possuem atuação histórica em suas ações, dentro de um contexto de preservação do Patrimônio Cultural cearense. Entre elas, estão a Escola de Saberes de Barbalha (ESBA), o Laboratório de Espaço, Memória e Cultura Aplicados à Educação (LEMCAE) e a Universidade Regional do Cariri (Urca). O simpósio conta também com os seguintes colaboradores: Centro Pró-Memória de Barbalha Josafá Magalhães, Secretaria de Cultura do Estado do Ceará e Geopark Araripe.

Além de parceiro, o Iphan vai participar da mesa-redonda “Educação, Memória, Território e Práticas Culturais”, do dia 27 de novembro. O debate contará com a presença de Lenice de Souza Leite, mestra pelo Programa de Especialização em Patrimônio, na superintendência do Iphan-CE. Lenice pesquisou as bandas cabaçais, que exercem um papel central dentro da Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio em Barbalha.

O evento virtual é aberto ao público e os interessados podem se inscrever por meio do site do simpósio.

 

Festa do Pau da Bandeira

Iphan participa de debate sobre patrimônio e práticas culturais em simpósio no Ceará

A Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio em Barbalha, manifestação cultural do Ceará, é uma celebração popular que, desde 1928, antecede os festejos do dia de Santo Antônio de Pádua. Trata-se de uma grande celebração que acompanha a versão local do costume de erguer, em frente à Igreja Matriz da cidade, um tronco de grande porte para receber a bandeira do santo padroeiro da cidade. A data central da festa é o domingo mais próximo de 31 de maio, dia do carregamento e hasteamento do pau da bandeira.

 

Serviço

IV Simpósio nacional sobre Patrimônio e Práticas Culturais
Data: 23 a 27 de novembro

Site oficial do evento: http://cev.urca.br/siseventos/site/ivspc2020

Link para inscrição:  http://cev.urca.br/siseventos/login

 

Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan
comunicacao@iphan.gov.br
Juliana Brascher - juliana.brascher@iphan.gov.br
(61) 2024-5528
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr  |  www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin