Iphan participa da inauguração do passeio do Trem Caiçara, no Paraná
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Paraná (Iphan-PR) prestigiou na última sexta-feira (20/11) a inauguração do “Passeio Turístico Trem Caiçara”, percurso de 16 quilômetros realizado pela centenária locomotiva a vapor entre os municípios de Antonina e Morretes, no litoral paranaense.
A inciativa é da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), com o apoio do Iphan e Governo do Estado do Paraná, por meio das prefeituras de Antonina e de Morretes. Com esta ação, a maria-fumaça, considerada a mais antiga locomotiva em operação regular no Brasil (fabricada em 1884), voltou a funcionar após 30 anos sem operar.
O evento de inauguração do passeio aconteceu na Estação Ferroviária de Antonina, reconhecida como Patrimônio Cultural Brasileiro e restaurada pelo Iphan em novembro de 2019. Com investimento de R$ 1,4 milhão, a obra contemplou a troca do telhado por sistema de telhas metálicas térmicas, a substituição dos sistemas elétricos e eletrônicos, a reforma geral dos banheiros e sistemas hidráulicos e a restauração total das esquadrias em madeira.
De acordo com a superintendente substituta do Iphan-PR, Anna Eliza Finger, este projeto foi viabilizado principalmente por iniciativa da própria sociedade, por meio da ABPF, e dos municípios de Antonina e Morretes. “Mas o Iphan foi parceiro e apoiador em cada passo do processo. Estamos muito felizes com o resultado. Isso demonstra que é possível a realização de ações de preservação e promoção do Patrimônio Cultural pelos próprios entes locais”, destacou Anna.
O prefeito de Antonina (PR), José Paulo Vieira Azim, conta que este é o único passeio de locomotiva no estado e o retorno de suas atividades só está sendo possível, graças a importantes parcerias. “A viagem inaugural do Trem Caiçara é um imenso ganho para a comunidade. Queremos agradecer todo o apoio do Governo Federal, por meio do Iphan, pois a nossa centenária Estação Ferroviária foi toda restaurada, o que foi essencial para que Antonina fosse escolhida para sediar o passeio”, lembrou o prefeito. “Com este projeto, estamos trazendo desenvolvimento, geração de emprego e renda, além de valorização da cultura para a nossa comunidade”, disse Azim.
Estação de Antonina
A Estação de Antonina está ligada à história ferroviária do Paraná, iniciada com a inauguração do trecho entre Curitiba-Paranaguá, em 1885. A construção em estilo eclético ocorreu em 1916, após o incêndio que destruiu a antiga estrutura em madeira. Desde 2003, o edifício abriga alguns órgãos da Prefeitura Municipal de Antonina.
O Conjunto Histórico e Paisagístico de Antonina foi tombado pelo Iphan em 2012. Desde então, a instituição realiza ações constantes de gestão do patrimônio edificado tombado e de suas áreas de entorno.
Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan
comunicacao@iphan.gov.br
Juliana Brascher - juliana.brascher@iphan.gov.br
(61) 2024-5528
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr