Comissão Nacional do Prêmio Rodrigo 2020 se reúne para definir vencedores

 

Prêmio Rodrigo

Serão conhecidos, ainda neste mês, os vencedores do maior prêmio da área de Patrimônio Cultural do Brasil. A Comissão Nacional de Avaliação do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade (Prêmio Rodrigo), última instância de análise das ações que concorrem ao reconhecimento, se reunirá virtualmente entre os dias 1º e 4 de dezembro. A premiação é realizada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), autarquia federal vinculada ao Ministério do Turismo e à Secretaria Especial da Cultura.

No ano de 2020, na 33ª edição do prêmio, 121 projetos foram consagrados como finalistas pelas comissões estaduais. Eles são divididos em duas categorias, uma reservada para ações relacionadas ao patrimônio material e outra para o patrimônio imaterial. Dessas iniciativas, 12 serão declaradas vencedoras, recebendo R$ 20 mil como reconhecimento cada uma. Além disso, nos termos do edital, até cinco ações poderão receber menções honrosas. O prazo para anúncio dos contemplados é 18 de dezembro.

Composta por 21 membros, a Comissão Nacional conta com especialistas de renome na área do Patrimônio Cultural, como técnicos, pesquisadores e professores universitários. Também fazem parte dela a presidente e os diretores dos cinco departamentos do Iphan. Eles avaliarão as ações de acordo os critérios previstos no edital de premiação e com a documentação enviada pelos concorrentes.

"Além de verificar se as propostas estão de acordo com os princípios institucionais do Iphan, a comissão pondera aspectos como a mobilização da comunidade, o compromisso ambiental e o uso de uma visão ampla do Patrimônio Cultural. Acreditamos que endossar esses esforços é fundamental para fortalecer a identidade cultural do povo brasileiro", explica a presidente do Iphan, Larissa Peixoto.

33ª edição do Prêmio Rodrigo
Neste ano atípico, a organização do Prêmio Rodrigo teve que se adaptar à realidade de distanciamento social requerida pela pandemia de Covid-19. As inscrições, realizadas principalmente de forma online, foram um sucesso: a premiação bateu o recorde de 515 inscritos.

A reunião da Comissão Nacional, etapa final do processo de análise dos concorrentes, também teve que se adaptar. Os especialistas deliberarão de forma totalmente online, respeitando a recomendação das autoridades de saúde de evitar aglomerações.

Patrimônio Cultural Moderno no Brasil
Em 2020, o Prêmio Rodrigo fará, também, uma homenagem ao Patrimônio Cultural Moderno. A construção do campo do Patrimônio Cultural no Brasil está intrinsecamente relacionada aos modernistas e ao movimento moderno da semana de 1922, razão pela qual a criação do Iphan, em 1937, trouxe contribuições do ponto de vista conceitual e de valores patrimoniais que ainda não eram trabalhados internacionalmente.

Desta forma, a arquitetura e o urbanismo brasileiros tiveram uma contribuição preponderante ao Movimento Moderno em âmbito mundial. Muitos são os casos que marcam essa história, como a construção do prédio do Ministério da Educação e Saúde – Palácio Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro (RJ); as obras dos arquitetos Lucio Costa e Oscar Niemeyer; os trabalhos do paisagista Roberto Burle Marx e do artista plástico Athos Bulcão; a escola paulista com as construções de Warchavchik e de Vila Nova Artigas, Reidy e os Irmãos Roberto, no Rio de Janeiro.

Outros dois exemplos incontestáveis da importância brasileira no Movimento Moderno são o Conjunto Urbano de Brasília (DF) e o Conjunto Moderno da Pampulha, em Belo Horizonte (MG). Ambos são reconhecidos como Patrimônio Mundial pela Unesco, sendo que a capital brasileira, que comemora 60 anos em 2020, foi a primeira cidade do mundo a ser tombada como Patrimônio Cultural Moderno. 

Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan

comunicacao@iphan.gov.br
Taís Arruda – tais.arruda@iphan.gov.br
(61) 2024-5513 - 2024-5516
www.iphan.gov.br
www.instagram.com/IphanGovBr | www.facebook.com/IphanGovBr  
www.twitter.com/IphanGovBr | www.youtube.com/IphanGovBr

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin