Estados brasileiros celebram o título da Roda de Capoeira como Patrimônio da Humanidade

publicada em 26 de novembro de 2014, às 13h08

 

Para comemorar o  reconhecimento da Roda de Capoeira como Patrimônio Cultural da Humanidade, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) realiza, hoje (26) e nos próximos dias, uma série de eventos em São Paulo, Santa Catarina, no Ceará e no Pará.

Em São Paulo, o Iphan, em parceria com a Fundação Cultural Palmares e os capoeiristas, promoveu uma grande roda de capoeira no vão livre do Masp.

Já no Ceará, será apresentado o documentário Roda de Capoeira e o Dossiê IPHAN Volume 12 – Roda de Capoeira e Ofícios dos Mestres de Capoeira. A comemoração conta também com mesas redondas e debates. Participam do encontro o Mestre de Capoeira Olímpio Ferreira, o Educador com Capoeira Armando Leão, a consultora do Iphan Rosalete Lima e a Historiadora Ítala Byanca Moraes.

Mesas redondas
A luta dos capoeiristas pela efetivação dos direitos culturais - Olímpio Ferreira - Mestre de Capoeira; Especialista em Educação; Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Direitos Culturais; Membro da Rede de Capoeira do Ceará.

Capoeira - uma biblioteca de afro-brasilidade escrita em corpos e sons - Armando Leão - Educador com Capoeira; Historiador; Coordenador Executivo da Igualdade Racial, COPIR - Secretaria de Cidadania e Direitos Humanos da Prefeitura de Fortaleza
A salvaguarda da capoeira no Estado do Ceará - Rosalete Lima (Consultora PRODOC/UNESCO/IPHAN) e Ítala Byanca Morais (Historiadora/IPHAN/CE).

Mais ações
Ainda hoje (26), em Florianópolis, além das rodas, serão realizados debates e apresentação do Dossiê de Candidatura enviado a Unesco. No Pará, as atividades ocorrem no dia 28 de novembro, com a realização da palestra Profissionalização da Capoeira.

No Rio de Janeiro, uma roda de capoeira comemorativa foi realizada por capoeiristas e mestres ligados ao Grupo de Trabalho da Salvaguarda da Capoeira, na Praça ao lado Cais do Valongo, sítio arqueológico que marca o desembarque da maior parte dos escravos africanos chegados ao Brasil. O evento contou com a participação do superintendente do Iphan-RJ, Ivo Barreto, que recebeu a imprensa no local.

A Roda
Profundamente ritualizado, o espaço da Roda reúne cantos e gestos que expressam uma visão de mundo, uma hierarquia, um código de ética, e revelam companheirismo e solidariedade. É na roda de capoeira que se formam e se consagram os grandes mestres, se transmitem e se reiteram práticas e valores tradicionais afro-brasileiros. Forma redes de sociabilidade, gera identidades comuns e laços de cooperação entre seus integrantes. É o lugar de socialização de conhecimentos e práticas; de aprender e aplicar saberes, testar limites e invenções, reverenciar os mais velhos e improvisar novos cantos e movimentos.

Metaforicamente representa a roda do mundo, a roda da vida, onde há lugar para o inesperado, onde ora se ganha ora se perde. A roda também tem a função de difundir os símbolos e valores relacionados à diáspora africana no território brasileiro. Leva a mensagem de resistência sobre o sistema escravagista.

Serviço:
Roda de Capoeira como Patrimônio Cultural da Humanidade em São Paulo
Data:
26 de novembro de 2014
Horário: 12h
Local: Avenida Paulista, 1578 – próxima à estação Trianon-Masp do metrô

Serviço:
Roda de Capoeira como Patrimônio Cultural da Humanidade no Ceará
Data:
26 de novembro de 2014
Horário: 19h
Local: Teatro Antonieta Noronha, rua Pereira Filgueiras Nº 04 centro, Fortaleza-CE.

Confira o convite aqui.

Serviço:
Roda de Capoeira como Patrimônio Cultural da Humanidade em Santa Catarina
Data:
26 de novembro de 2014
Horário: 18h30
Local: Casa da Memória, Rua Padre Miguelinho nº58 Centro, Florianópolis-SC.
Programação:
- Apresentação do Dossiê da Candidatura enviado a Unesco.
- Debate para a construção da Salvaguarda da Roda e do Ofício de Mestre de Capoeira em Santa Catarina.
- Roda de Capoeira, com a presença de Mestre Pinóquio, Mestre Jimmy e Mestre Calunga.

Confira o convite aqui.

Serviço:
Roda de Capoeira como Patrimônio Cultural da Humanidade no Pará
Data:
28 de novembro de 2014
Horário: 14h às 18h
Local: Auditório Albano Franco – Fiepa, Tv. Quintino Bocaiúva nº 1588 Nazaré, Belém-PA.
Programação:
 - Ciclo de Palestras Conversa pai d’égua: falando sobre patrimônio Profissionalização da Capoeira.

Confira o convite aqui.

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin