Iphan premia vencedores da 25ª edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade

publicada em 23 de outubro de 2012, às 13h20

 

Na próxima quarta-feira, dia 24 de outubro, a Sala Villa-Lobos do Teatro Nacional Claudio Santoro, em Brasília, será o palco da cerimônia de entrega da 25ª Edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Este ano, são premiadas ações dos estados do Amapá, Ceará, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba e São Paulo. A festa começa às 19h e termina com o show do sambista carioca Paulinho da Viola. A entrada é franca e limitada ao número de ingressos disponíveis, que serão distribuídos na bilheteria do Teatro, no dia 24 de outubro, a partir das 12h.

Os vencedores receberão certificado, troféu e R$ 20 mil em dinheiro. Este ano, o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade celebra também os 75 anos do Iphan e os 400 da cidade de São Luís, no Maranhão. A premiação foi criada pelo Iphan em 1987 em reconhecimento a ações de proteção, preservação e divulgação do patrimônio cultural brasileiro. Na edição 2012, os vencedores nacionais de cada categoria são os seguintes:

• Promoção e Comunicação
Ação:
Deus te Salve João Batista! Uma contribuição sobre o banho de São João de Corumbá [mais informações]
Proponente: Hélènemarie Dias Fernandes – MS

• Educação Patrimonial
Ação:
Patrimônio Para Todos – Uma aventura através das memórias [mais informações]
Proponente: Instituto de Arte e Cultura-IACC/Escola de Artes e Ofícios do Ceará/Thomaz Pompeu Sobrinho

• Pesquisa e Inventário de Acervos
Ação:
Belém dos Imigrantes [mais informações]
Proponente: Centro de Memória da Amazônia – Universidade Federal do Pará (UFPA) – PA

• Preservação de Bens Móveis
Ação:
Oficina de Salvaguarda e Restauração: Areia e seus Museus [mais informações]
Proponente: Associação dos Amigos de Areia – PB 

• Preservação de Bens Imóveis
Ação:
Restauro do painel em mosaico “Alegoria das Artes”, da fachada do Teatro Cultura Artística em São Paulo, de autoria de Emiliano Di Cavalcanti e S.A. Decorações Edis. [mais informações]
Proponente: Oficina de Mosaicos Ltda – SP

• Proteção do Patrimônio Natural e Arqueológico
Ação:
Arqueologia e Socialização na Implantação de um Centro de Pesquisa no Amapá [mais informações]
Proponente: Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá – Núcleo de Pesquisa Arqueológica – AP

• Salvaguarda de Bens de Natureza Imaterial
Ação:
Flautas Tradicionais do Vale do Jequitinhonha [mais informações]
Proponente: Daniel de Lima Magalhães – MG

Rodrigo Melo Franco de Andrade
O advogado, jornalista e escritor Rodrigo Melo Franco de Andrade nasceu em 17 de agosto de 1898 em Belo Horizonte. Foi redator-chefe e diretor da Revista do Brasil e, na política, foi chefe de gabinete de Francisco Campos, atuando na equipe que integrou o Ministério da Educação e Saúde Pública durante o governo de Getúlio Vargas. O grupo era formado por intelectuais e artistas herdeiros dos ideais da Semana de 1922. Rodrigo Melo Franco de Andrade comandou o Iphan desde sua fundação em 1937, até 1967.

Saiba mais sobre as edições anteriores do Prêmio RMFA
- de 1994 a 2004 - 2004 - 2005- 2006 - 2007 - 2008 - 2009 - 2010 - 2011 - 2012

Serviço:
Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade
Data:
24 de outubro de 2012
Horário: 19h
Local: Sala Villa-Lobos – Teatro Nacional Claudio Santoro - Setor Cultural Norte - Brasília – DF

Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan
comunicacao@iphan.gov.br
Adélia Soares – adelia.soares@iphan.gov.br
(61) 2024-5476
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin