Iphan-PA e UFPA lançam projeto para comunidade quilombola

publicada em 01 de junho de 2012, às 14h53

 

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Pará (Iphan-PA) lançou o projeto que será realizado em parceria com a Comunidade Taperinha do município Domingos do Capim no Pará. O projeto Pesquisa Diagnóstica do Engenho Aproaga e de seu Entorno engloba diagnósticos, ações educativas, de valorização e de proteção das memórias dos Taperinhas, que habitam o entorno do Engenho Aproaga, descendentes dos antigos escravos da região.

A partir da relação afetiva entre os integrantes da comunidade e as ruínas do antigo engenho serão desenvolvidas diversas atividades, como o levantamento das ruínas, tratamento do material arqueológico coletado pelos moradores, a documentação das memórias da comunidade vinculadas ao antigo engenho, as ações educativas para os jovens, os seminários para discutir as possibilidades de elaboração de projeto para tratar das ruínas com gestão do sítio pela própria comunidade.

O lançamento do projeto, realizado no dia 28 de maio, contou com a presença dos representantes da Comunidade Taperinha; da Associação Unidos do Rio Capim e da Universidade Federal do Pará – UFPA. A superintendente do Iphan-PA, Dorotéa Lima, destacou a importância da atuação conjunta de diversos parceiros. Segundo ela, esse projeto contribuirá para que outras oportunidades se abram para a comunidade.

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin