Projeto preserva arquitetura de casas históricas em Blumenau (SC)

publicada em 24 de agosto de 2015, às 14h25

A cidade de Blumenau (SC), fundada pelo farmacêutico alemão Hermann Blumenau, em 1850, é famosa por preservar a forte influência cultural germânica. Um desses traços é a permanência da arquitetura tradicional elaborada pela técnica Enxaimel, um modo de construir a partir de estruturas de madeira que se encaixam e são completadas com tijolos em seus vãos. Para que este patrimônio não se perca, Paulo Roberto Volles, integrante de um grupo de carpinteiros especializados no método de construção trazido por colonizadores alemães, criou o projeto Levantamento de Casas Enxaimel de Blumenau/SC. A iniciativa de preservação foi uma das vencedoras do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade (PRMFA), promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). 

O objetivo do projeto é realizar um levantamento detalhado pela região da quantidade existente de casas enxaimel históricas e autênticas. Foi criado um banco de dados e imagens para pesquisas posteriores. Esse tipo de construção tradicional de extrema complexidade, apesar de ser resistente e representar um forte traço cultural dos habitantes da região, começou a entrar em declínio e parou de ser produzida, principalmente após a repressão de estrangeiros, na década de 1940. 

A pesquisa, que durou sete meses, contatou a existencia de 226 casas enxaimel nas ruas de Blumenau. A comprovação veio a partir de fotografias feitas em cada casa e coleta de dados específicos, com padrões de medida imperial, ou seja, medidas corporais dos monarcas germânicos (reis, príncipes, duques, imperadores de cada região que dominavam). Além da análise detalhada, a iniciativa promoveu palestras gratuitas em outras cidades do Sul do país para destacar a importância deste tipo de construção para a história da região. 

O projeto Levantamento de Casas Enxaimel de Blumenau/SC estruturar, também, oficinas gratuitas sobre a técnica enxaimel para estimular o ofício e ensinar como eram feitas essas casas. 

Mais informações para imprensa:
Assessoria de Comunicação Iphan 

comunicacao@iphan.gov.br
Adélia Soares - adelia.soares@iphan.gov.br
Gabriela Sobral Feitosa gabriela.feitosa@iphan.gov.br 
(61) 2024-5471 / 2024-5463/ 2024-5459 
(61) 8356-5857
www.iphan.gov.br 
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin