VI Colóquio Latino-Americano sobre Recuperação e Preservação do Patrimônio Industrial

Patrimônio Ferroviário

Os  bens oriundos da extinta RFFSA estão distribuídos por 18 estados, além do Distrito Federal, e dentre os bens analisados pelo Iphan, 639 foram inscritos na Lista do Patrimônio Cultural Ferroviário. A maior parte das linhas projetadas e executadas no Brasil foi fortemente influenciada por questões polpíticaspelas dinâmicas socioeconômicas locais. Permitir o escoamento de produtos agrícolas ou extrativistas das áreas de produção até os portos de exportação, povoar e desenvolver economicamente regiões pouco ocupadas, além de facilitar o transporte de produtos pelo interior foram os objetivos da maior parte das ferrovias construídas no território brasileiro.

 

  • ES_FER_Ponte_sobre_o_rio_Itabapoana
    Ponte sobre o rio Itabapoana, em Mimoso do Sul, Espírito Santo
  • BA_FER_Estacao_da_Calcada
    Estação da Calçada, Bahia
  • RJ_FER_Locomotiva_no_Museu_do_Trem
    Locomotiva no Museu do Trem, Rio de Janeiro
  • MA_FER_Patrimonio_Ferroviario
    Patrimônio ferroviário de São Luis, Maranhão
  • RS_FER_Patio_ferroviario
    Patio ferroviário em Caxias do Sul, Rio Grande do Sul
  • GO_FER_Locomotiva
    Locomotiva do patrimônio ferroviário em Goiânia, Goiás
  • PI_FER_Estacao_ferroviaria_de_Piracuruca
    Estação ferroviária de Piracuruca, Piauí
  • MG_FER_Patrimonio_Ferroviario
    Manutenção do patrimônio ferroviário, São João Del Rei
  • MS_FER_Ponte_ferroviaria
    Ponte ferroviária sobre o rio Paraguay, Mato Grosso do Sul
  • SP_FER_Patrimonio_ferroviario
    Patrimônio ferroviário em São Paulo
  • PB_FER_Estacao_ferroviaria
    Estação ferroviária de João Pessoa, Paraíba
  • PE_FER_Museu_do_Trem
    Museu do Trem, Estação Central em Recife, Pernambuco
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