Normas para Publicação

A obra foi concebida em duas partes: uma enciclopédica, composta pelos artigos; e outra, dicionarizada, composta pelos verbetes. Estes, de caráter mais sucinto, resultam de análises sobre as dimensões da prática e do saber relacionadas à preservação do patrimônio cultural.

Os artigos, por sua vez, são textos mais extensos, cujos autores abordam termos-chave considerados fundamentais para a compreensão da trajetória das práticas de preservação no Brasil.

Os textos deverão ser enviados por meio digital, em formato Word, para o e-mail dicionario.patrimonio@iphan.gov.br

I.    ARTIGOS:
Na primeira página do artigo, deverão constar o título do termo-chave escolhido, o(s) nome(s) do(s) autor(es) seguido(s) por asterisco (*), remetendo para pequena(s) biografia(s) em nota de rodapé, o resumo, o abstract e o resumen, contendo cada até 200 palavras, e três palavras-chave, três keywords e três palabras clave. Essa primeira página não deve ser numerada.

Na segunda página, que passa a ser numerada, deverão constar somente o título do termo-chave e o texto do artigo, sem indicação do(s) nome(s) do(s) autor(es). Solicita-se a marcação em vermelho de todas as referências no texto que possam identificar sua autoria, em função da garantia do sigilo no processo de avalição.

As imagens, que porventura sejam utilizadas, devem apresentar resolução de, pelo menos, 300 DPIs, ser enviadas em arquivos JPEG separadas do arquivo de texto e ser acompanhadas dos créditos, legendas e autorização de uso, caso necessário. A localização das imagens no texto deve ser indicada pelos autores. Caso contrário, a decisão ficará por conta dos editores.

Os artigos deverão ser formatados como se segue:

Número de páginas Entre 20 e 40 
Margens Superior = 2,5; inferior = 2,5; esquerda = 3,0; direita = 3,0
Tamanho A4
Fonte Times New Roman 
Corpo 12
Espaçamento 1,5
Primeira linha Recuo de 1,5
Numeração da página Inferior direita
Orientação Retrato
Parágrafo Justificado
Título principal Corpo 14, em caixa alta, negrito, centralizado
Subtítulos Corpo 12, negrito, caixa baixa, alinhado à esquerda; níveis dos subtítulos: corpo 12, negrito, caixa baixa, alinhado à esquerda.
Notas de rodapé Corpo 10, espaço simples, com numeração sequencial. Deverão ser usadas somente para esclarecimentos sucintos
Citações em até três linhas Entre aspas, no corpo do texto
Citações com mais de três linhas Recuo esquerdo de 4 cm; corpo 11; espaço simples

 

As remissões bibliográficas devem figurar no corpo principal do texto no formato (AUTOR, data, página). Exemplos: utilizando as considerações feitas por Le Goff “mmmmmm” (1984, p.122); ou “mmmmmm” (POLLAK, 1992, p. 12). 

A documentação utilizada e as referências bibliográficas devem ser alocadas no final do artigo, por ordem alfabética de autor, com a seguinte orientação, segundo as normas da ABNT: Livro: SOBRENOME, Nome. Titulo. Cidade: Editora, ano.

II.    VERBETES: 
A parte dicionarizada corresponde aos mais de 270 termos que foram selecionados como verbetes (ver nominata na página inicial). A nominata poderá ser ampliada a partir de sugestões enviadas aos organizadores do Dicionário.

Na primeira página do texto, deverá constar o título do termo escolhido, o(s) nome(s) do(s) autor(es) seguido(s) por asterisco (*), remetendo para pequena(s) biografia(s) em nota de rodapé. Essa primeira página não deve ser numerada.

Na segunda página, que passa a ser numerada, deverão constar somente o título do verbete e o texto, sem indicação do(s) nome(s) do(s) autor(es). Solicita-se a marcação em vermelho de todas as referências no texto que possam identificar sua autoria, em função da garantia do sigilo no processo de avalição.

As imagens, que porventura sejam utilizadas, devem apresentar resolução de, pelo menos, 300 DPIs, ser enviadas em arquivos JPEG separadas do arquivo de texto e ser acompanhadas dos créditos, legendas e autorização de uso, caso necessário. A localização das imagens no texto deve ser indicada pelos autores. Caso contrário, a decisão ficará por conta dos editores.

Embora os verbetes sejam textos mais sucintos em relação aos artigos, certos termos podem receber uma abordagem mais ampliada. Assim, são aceitas duas formas de verbetes: o conciso, que não deve ultrapassar 1.500 palavras; e o ampliado, com até 3.000 palavras.

Os verbetes deverão ser formatados como se segue:

Número de palavras Os textos não deverão ultrapassar 1.500 ou 3.000 palavras, conforme observação acima.
Margens Superior = 2,5; inferior = 2,5; esquerda = 3,0; direita = 3,0
Tamanho A4
Fonte Times New Roman
Corpo 12
Espaçamento 1,5
Primeira linha Recuo de 1,5
Numeração da página Inferior direita
Orientação Retrato
Parágrafo Justificado
Título principal Corpo 14, em caixa alta, negrito, centralizado
Citações em até três linhas Entre aspas, no corpo do texto
Citações com mais de três linhas Recuo esquerdo de 4 cm; corpo 11; espaço simples.

   

As remissões bibliográficas deverão figurar no corpo principal do texto no formato (AUTOR, data, página). Exemplos: utilizando as considerações feitas por Le Goff “mmmmmm” (1984, p.122); ou “mmmmmm” (POLLAK, 1992, p. 12). 

A documentação utilizada e as referências bibliográficas deverão ser alocadas no final do artigo, por ordem alfabética de autor, com a seguinte orientação, segundo as normas da ABNT: Livro: SOBRENOME, Nome. Titulo. Cidade: Editora, ano.

Os autores de verbetes não devem usar epígrafes nem notas de pé de página e devem evitar citações longas.

Critérios gerais para redação de verbetes

  • adotar a forma narrativa/descritiva, respeitando a ordem cronológica; historicizar a trajetória dos termos nas práticas de preservação. Sempre que possível fornecer datas sobre fatos, eventos e dados citados.
  • fornecer com clareza definições, acepções e exemplos a respeito do termo; a redação deve ser o mais possível direta, substantiva, criteriosa quanto ao uso de adjetivos.
  • apresentar acepções em conflito quando for o caso (com a devida referência às fontes consultadas), sem expressar juízo próprio de valor, buscando expressar a dinâmica do uso dos termos, sua complexidade e eventuais polêmicas que encerram.
  • quando forem mencionados tombamentos ou registros indicar o nº do processo, data de inscrição e denominação dos livros em que o bem citado foi inscrito.
  • a bibliografia apresentada deve refletir a abrangência do tema – ela constará no verbete como fontes para que o consulente possa ampliar sua pesquisa.
  • considerar que o público do Dicionário não será somente de especialistas no assunto, de forma que os termos técnicos citados devem ser apresentados com clareza.

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin