Curso de Extensão e Capacitação Interna

Curso de Extensão em Gestão e Salvaguarda do Patrimônio Cultural de Terreiros

Realizado pelo Iphan em parceria com a Universidade Federal da Bahia (UFBA), seu principal objetivo é fortalecer o intercâmbio e as redes de solidariedade entre as comunidades de terreiro que são acompa-nhadas, atualmente, por instituições de salvaguarda do patrimônio cultural, como o Iphan e Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac). O curso é um das ações apoiadas pelo  Grupo de Trabalho Interdepartamental  para Presevação do Patrimônio Cultural de Terreiros (GTIT).

Destinado às lideranças dos espaços sagrados, o curso busca aprofundar as reflexões sobre salvaguarda compartilhada do patrimônio cultural, e tem como eixos de formação as noções de territorialidade, gestão do patrimônio, sustentabilidade, residência social e a construção de planos de preservação, considerando os indivíduos, os ambientes, a comunidade e o seu entorno. 

Capacitação Interna para Gestão do Patrimônio Cultural dos Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana 

Desde o século XIX, os terreiros são importantes fontes de informação histórica e cultural sobre o processo de construção da sociedade brasileira. Para compreender o funcionamento e a estrutura desses lugares de culto, conhecidos como terreiros, roças, casas, ilês e outros ambientes indispensáveis às práticas religiosas desses grupos, o GTIT promove a capacitação interna para gestão do patrimônio cultural dos povos e comunidades tradicionais. Até o momento, foram realizados dez encontros que resultaram em contribuições à elaboração de diretrizes para identificação e reconhecimento do patrimônio cultural dos povos de terreiros.

Participaram dos encontros, os representantes das tradições Keto, Angola, Egungun, Jarê, Jurema Sagrada, Xambá, Jeje, Nagô, Tambor de Mina e Batuque. Também está em andamento o Programa de Capacitação para Preservação de Bens, em formato de Educação à Distância que deverá ser realizado a cada dois anos, para atender a grupos distintos: a comunidade dos terreiros; e os técnicos e gestores de órgãos municipais, estaduais e federais.  

Os vídeos gravados durante as atividades da capacitação interna estão disponiveis nos links indicados a seguir:

Candomblé 
Ketu (Afonjá - BA) - https://www.youtube.com/watch?v=--n5TIVFQ1U
Angola/Bantu (Portão - Filhos da Golméia - BA) - http://youtu.be/WOGPI7Er8JQ
Nagô (Pai Adão - PE) - http://youtu.be/SkASSN4hybs
Jeje (Huntoloji - BA) - https://www.youtube.com/watch?v=-2pV_FMdt40&feature=youtu.be
Xambá (Xambá - PE) - https://www.youtube.com/watch?v=myz4ueylcx8

Jarê 
Palácio de Ogum (BA) - https://www.youtube.com/watch?v=D2P6OEcZByU

Egungun
Agboulá (BA) - https://www.youtube.com/watch?v=Y6kZpAjD7KE&feature=youtu.be

Jurema
Casa das Matas do Reis Malunguinho/Jurema e Ilé Iyemojá Ògúnté/Candomblé (PE) - https://www.youtube.com/watch?v=zcL_FuW2vYA

Batuque 
Ijexá, Oyó, Jeje, Cabinda (RS) - https://www.youtube.com/watch?v=NeboL4mfhnk

Tambor de Mina
 Mina-Jeje, Mina-Nagô (MA) - http://youtu.be/dNpa3xFIED8 

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin