Estação Ferroviária de Domingos Martins - ES

A Estação Ferroviária de Domingos Martins - no distrito de Santa Isabel, município de Domingos Martins - foi iniciada por imigrantes alemães, em 1847. Inaugurada, em 1900, pela Estrada de Ferro Sul do Espírito Santo com o nome de Santa Isabel. Em 1910, seu nome foi alterado para Germânia pela nova proprietária Leopoldina Railway, em 1917 passou a se chamar Domingos Martins.

Com as demais estações construídas na região serrana do Espírito Santo, exerceu importante papel no escoamento da produção cafeeira. No seu entorno, estruturou-se um núcleo urbano que entrou em estagnação econômica a partir da desativação da linha de passageiros. A Estação é um exemplar da arquitetura germânica, possui estrutura do tipo enxaimel onde os requadros e estruturas de madeira são aparentes.

A vedação foi executava em tijolos maciços e a cobertura com estrutura em madeira e telhas francesas. O conjunto ferroviário é composto pela edificação da Estação onde funcionavam a administração, bilheteria e sanitários públicos, não sendo possível verificar a área de depósito, uma caixa d’ água de ferro elevada sobre estrutura também de ferro e a Casa de Turma. 

Município: Domingos Martins (ES)
Data de Inauguração: 1900
Data da Valoração: 2010

Estação Ferroviária de Domingos Martins - Domingos Martins (ES)

  • ES_Domingos_Martins_Vale_da_Estação_06
    Casa de Turma da Estação Vale da Estação, 2009.
  • ES_Domingos_Martins_Vale_da_Estação_04
    Estação Vale da Estação, 2009.
  • ES_Domingos_Martins_Vale_da_Estação_03
    Estação Vale da Estação, 2009.
  • ES_Domingos_Martins_Vale_da_Estação_02
    Caida d’água da Estação Vale da Estação, 2016.
  • ES_Domingos_Martins_Vale_da_Estação_01
    Estação Vale da Estação, 2016.
Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin