Monumentos e Espaços Públicos Tombados - Viçosa do Ceará (CE)

Igreja Matriz de Nossa Senhora da Assunção e Teatro Dom Pedro II, entre outros. 

Igreja Matriz de Nossa Senhora da Assunção - A mais antiga do Estado, construída pelos jesuítas, entre 1691 e 1700. Na época, os jesuítas catequizavam os índios Tabajara e, para atraí-los à fé católica, esculpiram a imagem de Nossa Senhora da Assunção à imagem e semelhança das mulheres daquela etnia. Ao longo dos anos, com a mudança de párocos, a igreja - em estilo barroco e fachada eclética - foi sendo reformada e descaracterizada, perdeu o altar do coral, e houve a inclusão de cerâmicas em seus interior e pedras na fachada. 

Imagem de Nossa Senhora da Assunção - Retirada da igreja, pode ser vista no Museu Dom José, em Sobral. Os painéis do teto, que representavam os sete pecados capitais, desabaram em 1917, restando apenas o do altar-mor.   

Teatro D. Pedro II - Construído em 1909, é um dos mais antigos do Ceará e preserva os traços de importante exemplar da arquitetura civil do início do século XX. Antes mesmo da inauguração do teatro, a cidade era palco de diversas manifestações culturais. Como não havia espaço adequado, as apresentações de peças teatrais aconteciam nos salões da maioria das casas. Assim, com sua inauguração em 1910, o Teatro D. Pedro II passou a ser um dos principais espaços culturais locais, contando com exibição de filmes e peças de companhias estrangeiras. Atualmente, é um dos poucos teatros que existem no interior do Ceará e, apesar de pequeno, com apenas 287,44m² de área construída, é um dos mais imponentes monumentos da cidade. Conserva muito da sua arquitetura original, que realça o conjunto eclético dos imóveis tombados. 

Fontes: Arquivo Noronha Santos/Iphan, Sítios Históricos e Conjuntos Urbanos de Monumentos Nacionais - Volume I: Norte, Nordeste e Centro-Oeste (Iphan/Programa Monumenta), Inventário Nacional de Bens Imóveis Tombados - Volume 82 (Iphan/Edições do Senado Federal), e IBGE

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin