História - Brasília (DF)
As ideias de transferência da Capital do Brasil remontam ao período colonial. Em 1761, o Marquês de Pombal, então um dos principais ministros de D. José, rei de Portugal, propunha mudar a capital do império português para o interior do Brasil Colônia. Mais tarde, a centralização da capital foi defendida pelos Inconfidentes. Em 1813, o jornalista Hipólito José da Costa, fundador do Correio Braziliense, redigiu artigos em defesa da interiorização e, em 1823, José Bonifácio, o Patriarca da Independência, refere-se à futura cidade como Brasília.
O historiador e diplomata Francisco Adolfo de Varnhagen, fez proposta análoga na segunda metade do século XIX. A primeira institucionalização da ideia veio apenas com a Constituição Republicana de 1891, que fez referência a uma área no Planalto Central a ser “demarcada, para nela estabelecer-se a futura capital federal”. Esta definição começou a ser feita em 1892, pela Comissão Exploradora do Planalto Central do Brasil, que ficou conhecida como Missão Cruls, chefiada pelo astrônomo Luís Cruls, então diretor do Observatório Astronômico do Rio de Janeiro.
No entanto, a interiorização da capital do Brasil somente voltou a ser discutida após o fim do Estado Novo, em 1945. Ratificando as conclusões da Missão Cruls, a Comissão de Localização da Nova Capital, criada no governo do presidente Dutra (1946-1951), definiu o território do Distrito Federal. O relatório apresentado por essa Comissão incluiu um plano elaborado por José de Oliveira Reis, Raul Pena Firme e Roberto Lacombe, professores de urbanismo na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Em 1950, foi realizado o levantamento aerofotogramétrico de uma área de aproximadamente 5,8 mil quilômetros quadrados (km2), que corresponde ao atual Distrito Federal. Durante o governo de Getúlio Vargas (1951- 1954), a Comissão examinou as diferentes alternativas para o assentamento urbano nesse território e definiu o sítio da cidade, propondo batizá-la de Vera Cruz, o primeiro nome do país.
Eleito presidente, em 1955, Juscelino Kubitscheck de Oliveira estabeleceu a construção de Brasília como meta síntese de seu Plano de Metas. Em 1956, foi criada a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) e publicado o edital do Concurso Nacional do Plano Piloto, o qual já estabelecia os contornos do Lago Paranoá e a localização do futuro aeroporto e do Palácio da Alvorada, residência da Presidência da República.
O arquiteto e urbanista Lucio Costa sagrou-se vencedor do concurso. Oscar Niemeyer foi nomeado diretor do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Novacap. Roberto Burle Marx foi o responsável pelo paisagismo de diversos edifícios e espaços públicos da cidade. Brasília foi inaugurada em 21 de abril de 1960, e cumpriu sua missão histórica de promover a integração do território brasileiro e de interiorizar o desenvolvimento.