Monumentos e Espaços Públicos Tombados - Nova Friburgo (RJ)
Hotel do Parque São Clemente, Fórum Municipal, Casa do Barão de Nova Friburgo (Centro de Artes), Catedral de São João Batista, Instituto de Educação, e Jardim Parque São Clemente, entre outros.
Praça Getúlio Vargas - Projeto do renomado paisagista e botânico francês Auguste François Marie Glaziou, executado pelo engenheiro Carlos Engert (1880) e financiado pelo Barão de Nova Friburgo. A Praça é uma área de alargamento do principal eixo urbano da cidade, ponto de encontro da população local, enriquecida por três aleias de eucaliptos centenários, que atenderam à criação do paisagismo e sanearam uma área alagadiça existente no local.
Casa e Parque da Cidade (Jardim Parque São Clemente) - Atual Nova Friburgo Country Club. O Parque, assim como a casa sede, era propriedade do Barão de Nova Friburgo e foi por Glaziou, na segunda metade do século XIX. Em 1913, o empresário Eduardo Guinle adquiriu e reformou o parque e a casa, além de ampliar a área ajardinada, mantendo o risco original. O parque apresenta feição romântica, característica dos jardins do século XIX, com lagos, rios e ilhas de traçado caprichoso, pontes metálicas e uma vegetação variada na qual se intercalam áreas densas de árvores de porte, maciços de arbustos e renques de bambus. No caminho de entrada, estão as instalações sociais e esportivas do clube, edificação típica da segunda metade do século XIX. Além do jardim romântico - considerado por especialistas como um dos jardins românticos mais belos e mais bem preservados do Brasil - a propriedade possui a casa-sede (em estilo chalé, projetada pelo arquiteto alemão Gustave Waehneldt), com estuques preservados e pinturas originais.
Fontes: Arquivo Noronha Santos/Iphan, IBGE e Projeto Nova Friburgo Cultural