Azulejos de Belém estão em aplicativo para dispositivos móveis
Uma interessante forma de conhecer um pouco do patrimônio cultural de Belém (PA) é por meio do aplicativo gratuito para dispositivos móveis (smartphones compatíveis com o sistema Android). O aplicativo Azulejar foi criado por pesquisadores do Núcleo de Pós-Graduação em Ciência da Computação da Universidade Federal do Pará (UFPA), reunindo tecnologia e história com informações sobre azulejos que estão em 20 pontos da cidade. Para saber mais, basta clicar na imagem ao lado.
Os azulejos são peças dos séculos XVIII, XIX e XX, criados nos períodos Barroco, Neoclássico, Art Nouveau, Art Déco, Modernismo e de acervos contemporâneos dispostos em igrejas, palácios e residências. Por meio desses bens culturais é possível contar a história da cidade e conhecer um pouco dos modos de vida de cada época.
O aplicativo auxilia o público como o guia turístico que percorre um circuito virtual pela cidade, utilizando tecnologia de GPS (Global Positioning System – Sistema de Posicionamento Global) e localizando essas obras. Em seguida, são utilizadas técnicas de reconhecimento de imagem para obter informações, em tempo real, sobre a obra visualizada por meio da câmera do dispositivo móvel.