Terreiro Omo Ilê Agbôula - Ilha de Itaparica (BA)

O Terreiro Omo Ilê Agbôula, de culto a Egungun, em Itaparica (BA), foi tombado em novembro de 2015. Fundado em 1940, é o remanescente mais antigo do culto a egunguns (ancestrais masculinos). O terreiro, em toda sua trajetória histórica, ocupou três áreas distintas, todas elas na ilha de Itaparica. No local da fundação do terreiro, atualmente, está a Igreja de Nossa Senhora das Candeias e alguns remanescentes dessa primeira ocupação (1940 - 1942), como a casa de Exu e duas árvores sagradas - gameleira branca (orixá Iroco) e uma cajazeira (culto a Ogum) – que são elementos sagrados e de testemunho da ocupação do terreiro.

Posteriormente, devido a perseguição policial, o Omo Ilê Agbôula mudou-se para uma área menos acessível. Não há vestígios visíveis da edificação que abrigou o terreiro nesse segundo momento, há apenas uma grande área da mata, onde os integrantes da casa colhem as folhas e desempenham parte dos rituais religiosos do culto aos Egunguns. 

O terceiro local de implantação do terreiro é sua localização atual, que abriga o barracão (onde são realizadas as cerimônias públicas), o Ilê Awô (casa do segredo ou casa de Egun, que é considerada a peça mais importante do conjunto de construções em um terreiro Egun) e os assentamentos dispostos ao longo do terreno.

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin