Antônio Prado (RS)
O conjunto arquitetônico e urbanístico de Antônio Prado (RS) - tombado pelo Iphan em 1990 e inscrito nos livros do Tombo Histórico e do Tombo Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico - é formado por 47 exemplares de arquitetura popular, a maioria sendo grandes casarões em alvenaria e madeira, ornamentados com lambrequins (elementos decorativos de madeira), localizados ao redor da Praça Garibaldi e ao longo da avenida principal. Colônia fundada em 1886, reúne edificações de valor cultural indiscutível, apesar do muito que se perdeu ao longo do tempo.
O traçado quadriculado urbano é típico das povoações organizadas por engenheiros militares, no século XIX. No plano urbanístico, destaca-se a homogeneidade do casario, pois os edifícios existentes não chegam a comprometer a paisagem urbana da sede. A cidade possui um dos mais importantes testemunhos do legado cultural da imigração italiana no Brasil, ainda homogêneo e de grandes proporções. Erguido no final do século XIX e nas primeiras décadas do século XX, esse acervo guarda proporções não encontradas em outras regiões do Rio Grande do Sul.
Na arquitetura, os italianos criaram o que poderia se chamar a “cultura da madeira”. Das tábuas rudimentares rachadas a cunha às tábuas serradas manualmente, até a produção industrial das serrarias movidas a roda d`água e depois a motor, a madeira foi o material básico para a construção e abundante na região. Esse acervo corresponde ao período do apogeu da exploração da madeira na região e da proliferação de serrarias, o que possibilitou o surgimento de uma arquitetura em madeira que constitui a maior parte do conjunto a ser preservado.
A casa de madeira que abriga o Escritório Técnico do Iphan passou por um processo de restauro da cobertura e de toda a estrutura de madeira, pisos, forros e fundações. Em 2003, após a cidade ser atingida por um tornado, o Iphan investiu recursos em obras emergenciais na área tombada. Duas casas históricas foram recuperadas, da mesma forma que as coberturas, algumas esquadrias e alguns vitrais da Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus, além da reconstrução do seu campanário.
Leia mais
História
Monumentos e Espaços Públicos Tombados
Breve histórico de uma colônia - Boletim SPHAN próMemória No. 44